Prefeitura cria comissão para elaborar Plano Municipal de Turismo
Fonte: Wellington Borges - Ascom PMCC
Postada em: 14/06/2016
Uma Comissão Especial, com a participação de dez órgãos da administração do município, vai discutir a elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento e Turismo Sustentável de Canaã dos Carajás, além da Política Municipal para o setor. O decreto que cria o grupo foi publicado na edição desta segunda-feira (13) do Diário Oficial.

O objetivo é definir diretrizes para impulsionar o turismo em Canaã dos Carajás, criando uma oportunidade de diversificação econômica no município, hoje muito dependente da indústria extrativa mineral.

??O turismo é um dos eixos de desenvolvimento que estamos buscando, que pode ser uma fonte de renda para a população?, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jurandir José dos Santos. Ele lembrou que a administração já tem trabalhado em outros frentes para valorização desse setor, como apoio à cooperativas e criação de infraestrutura.

Vale destacar que, no ano passado, a prefeitura conseguiu, junto ao Conselho Consultivo da Floresta Nacional de Carajás (Flona), a abertura do acesso à reserva ambiental pelo município de Canaã dos Carajás, o que deve criar uma oportunidade de ecoturismo.

Comissão Especial

Vão compor a comissão integrantes das secretarias de Desenvolvimento Econômico (Semdec), Planejamento (Seplan), Meio Ambiente (Semma), Trânsito e Transporte (Settran), Obras (Semob), e Finanças, além de servidores da Fundação de Cultura, Esporte e Lazer (Funcel), Instituto de Desenvolvimento Urbano (Idurb) e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).

Os membros devem se reunir mensalmente para acompanhar o processo de elaboração do documento, que deve ser concluído em um prazo de 180 dias. A coordenação dos trabalhos ficará a cargo dos seguintes integrantes: Ana Paula Macedo Mesquita e Jorge Raul Barbosa Lobo (Semdec); Clóvis Avelino Ribeiro, Ivone Cesar Frigotto e Rayanne Jacqueline Soares (Seplan); Marcus Vinícius Brito e Leonardo Ricardo de Paula (Semma).