3º Seminário do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa começa nesta quinta-feira
Fonte: Wellington Borges - Ascom PMCC
Postada em: 16/06/2016
Começa nesta quinta-feira (16) e segue na sexta-feira (17) a etapa urbana do 3º Seminário do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa. O evento é um desdobramento do da Formação do ??Pacto pelo Conhecimento? ofertada a todos os professores alfabetizadores do Ciclo de Alfabetização da Rede Municipal de Canaã dos Carajás. Na próxima semana, nos dias 23 e 24, será realizada a etapa da zona rural. Com o Seminário, os profissionais poderão relatar suas experiências das práticas pedagógicas no âmbito das formações. Por isso, o tema desta edição é ??Socializando Saberes na Perspectiva Interdisciplinar no Contexto da Alfabetização?.

A abertura do encontro será às 17h30 desta quinta-feira, na Escola Municipal Sebastião Agripino da Silva. Na sexta, a partir do mesmo horário, os participantes se reunirão na Escola Maria de Lourdes. Além dos relatos dos educadores, a programação contará ainda com apresentações culturais.

O Pacto

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Nessa faixa etária, as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita; o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que dominem poucas convenções ortográficas irregulares e poucas regularidades que exijam conhecimentos morfológicos mais complexos; a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.