Novembro azul terá programação de atendimentos e orientações nas unidades de saúde
Fonte: Wellington Borges - Ascom PMCC
Postada em: 04/11/2016
As Unidades do Saúde de Canaã dos Carajás terão, a partir da próxima segunda-feira (7) e até o dia 23 de novembro, uma programação de atendimentos e orientações voltada para a população masculina do município, em alusão à Campanha Novembro Azul, que visa alertar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce das doenças que atingem esse público, sobretudo o câncer de próstata.

Entre as atividades realizadas estarão o teste rápido de DST’s, como HIV, sífilis e hepatites, vacinação, avaliação odontológica de câncer bucal, atendimento médico (conforme escala) e orientações ao público sobre questões como o câncer de próstata, o tabagismo e o alcoolismo.

Na segunda-feira, as atividades serão realizadas na Unidade de Saúde da Família do Bairro Novo Brasil. Na terça-feira (8), não haverá programação. Nos dias seguintes (9, 10 e 11), se concentrarão nas unidades Elizabeth Maria de Paula, Evana Alves e Lucas Leite. No dia 17, as ações se concentram nas unidades de saúde Realino Péreira da Silva. No dia 18, serão atendidos os moradores da Vila Nova Jerusalém e no encerramento, no dia 23, as atividades serão no centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

Novembro Azul

O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem e o dia 17 é lembrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. No entanto, a doença tem riscos de mortalidade reduzidos se diagnosticado e tratado no início.

Confira a programação:

Segunda-feira (7/11) - USF - Novo Brasil

Quarta-feira (9/11) - USF Elizabeth Maria de Paula

Quinta-feira (10/11) - USF Evana Alves

Sexta-feira (11/11) - USF Lucas lourenço Leite ( Novo Horizonte)

Quinta-feira (17/11) - USF Realino Pereira da Silva (Maranhenses)

Sexta-feira (18/11) - USF Nova Jersalém

Quarta-feira (23/11) turno da manhã - CAPS