Com recursos do Itaú Social e parceria do CMDCA, prefeitura lança Núcleo de Iniciação Cultural

A prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio da Fundação de Cultura, Esporte e Lazer (FUNCEL), lança nesta quarta-feira (11), às 9h, no Centro de Formação dos Profissionais da Educação, na Avenida Pioneiros, o Núcleo de Iniciação Cultural na Garantia de Direitos (NIC).

Nos mesmos moldes do Núcleo de Iniciação Esportiva (NIES), que já está em andamento, o NIC visa atender os cidadãos proporcionando contato com manifestações culturais, como música, dança, pintura e grafismo. Em um primeiro momento, as ações serão voltadas para crianças e adolescentes, entre 6 e 17 anos, em situação de vulnerabilidade social. Também estão previstas atividades como palestras socioeducativas e oficinas de cultura popular.

As atividades terão financiamento por meio da Fundação Itaú Social, e parceria com o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) – que participou do edital de captação de recursos – e a Tallentus Amazônia. À administração caberá a implantação e execução das ações do Núcleo, que deve atender até 350 crianças, durante um ano, com possibilidade de extensão desse período.

Única na região norte

Canaã dos Carajás é o único município da região norte a conseguir financiamento por meio do Itaú Social para ações que buscam garantir a defesa dos direitos de crianças e adolescentes em nível municipal.

Além de Canaã, foram contemplados em 2018 os municípios de Itá (SC), Mucugê (BA) e Forquilha (CE).