Coordenadores e orientadores da educação municipal passam por capacitação em Canaã

Cerca de 50 profissionais da educação municipal de Canaã dos Carajás iniciaram, nesta segunda-feira (11), uma formação referente ao Programa de Educação Sexual e Promoção de Saúde (PESS). A capacitação, que é uma iniciativa da mineradora Vale e uma das condicionantes do IBAMA para a liberação da licença ambiental do complexo S11D, acontece em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O tema escolhido para a apresentação é “Acolhida, Intersetorialidade e Protocolo de Atendimento”.

O principal objetivo da ação é orientar os profissionais da educação quanto a assuntos relacionados à exploração sexual infantil e as consequências da gravidez na adolescência. Vale destacar que os temas já são trabalhados nas escolas, através do projeto Vidas em Formação. Os participantes da formação fazem parte do Serviço de Orientação Escolar (SOE) e serão, após os dias de capacitação, multiplicadores do trabalho nas escolas.

A ministração do curso será feita por Stella Brasil, especialista em sexualidade e comportamento humano. No início da capacitação, nesta segunda, o secretário de educação Edilson Valadares esteve presente no Centro Municipal de Formação dos Servidores da Educação Rute Sampaio da Cunha para prestigiar a iniciativa.

A capacitação vai até o próximo dia 15. Confira o cronograma:

1º dia – Acolhida;

2º dia – Sexualidade de cidadania;

3º dia – O profissional frente às questões de preconceito e discriminação;

4º dia – Relações interpessoais;

5º dia – Protocolo de atendimento;