Funcel apresenta Núcleo de Iniciação Cultural a lideranças do Residencial Canaã

A Prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio da Fundação de Cultura Esporte e Lazer (Funcel), em parceria com o Conselho Municipal de Direitos da Crianças e do Adolescente (Cmdca), deu início, na noite desta terça-feira (7), ao Núcleo de Iniciação Cultura (Nic) no município. O projeto, que nasce com o objetivo de fomentar a cultura entre crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, foi apresentado a lideranças do Residencial Canaã, localidade escolhida para o início do programa.

O Nic acontece através de financiamento da Fundação Itaú Social e Canaã dos Carajás é a primeira cidade do norte do Brasil a ser beneficiada com o recurso. Músicas, danças, pinturas, grafismos e artes plásticas estão entre as principais atividades culturais previstas pelo projeto.

Cleides Pimenta, coordenadora geral do NIC, falou sobre o início do programa. “Hoje estamos apresentando aos líderes do bairro esse projeto que vai ser implantado aqui; a metodologia, o que vai ser feito, etc. No segundo momento, nós vamos já estender as ações à comunidade. Aqui nós vamos atender muitas crianças e adolescentes de 6 a 17 anos.”

Joatan Junior, presidente do Cmdca, falou sobre o papel do órgão no fomento à cultura entre jovens. “O Conselho tem a finalidade de realizar políticas públicas para a proteção de crianças em situação de vulnerabilidade social e incluí-las na sociedade. Esse projeto vem para fortalecer esse trabalho na questão artística, cultural, na profissionalização. Isso vai melhorar a vida de várias famílias carentes na cidade.”

Por sua vez, o diretor da Funcel, Gidalton Rodrigues, destacou a importância do projeto ser posto em prática. “Esse é um programa esperado há muito tempo e significa muito esse início de trabalho. Reunimos aqui hoje essas lideranças para essa apresentação e retirar dúvidas sobre o Nic. Estamos, de fato, integrando essas pessoas ao grupo. Acredito que a vida dessas crianças e adolescentes pode mudar realmente e as famílias também serão beneficiadas.”

Ao todo, o núcleo deve beneficiar diretamente 1300 pessoas, entre crianças, adolescentes e famílias. Somando-se às atividades culturais, palestras para a orientação também serão realizadas. Além do Residencial Canaã, bairros como o Novo Brasil, Paraíso das Águas e Vale da Benção serão beneficiados com o projeto.