Prefeitura de Canaã lança Núcleo de Iniciação Cultural

A prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio da Fundação de Cultura Esporte e Lazer (Funcel), lançou oficialmente, na manhã desta quarta-feira (11), o Núcleo de Iniciação Cultural (NIC). O projeto é uma parceria do governo municipal com o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), participante do edital de captação de recursos, e com a empresa Talenttus Amazônia. O programa conta com o financiamento da Fundação Itaú Social e Canaã é a primeira cidade da região norte a conseguir o recurso junto à instituição.

Será tarefa do governo a implantação e execução das atividades oferecidas pelo Núcleo. A expectativa é que 350 jovens, de 6 a 17 anos, sejam atendidos inicialmente pelo programa. Entre as ações culturais previstas para os beneficiários do projeto, música, dança, pintura e grafismo são as principais.

Cleides Pimenta, coordenadora geral do programa, explicou que o NIC beneficiará muitas pessoas a médio prazo. “Esse projeto atenderá, de início, 350 crianças e adolescentes. No entanto, com o público indireto, composto pelas famílias desses jovens, atingiremos mais de mil pessoas. Vale destacar que esse é o primeiro recurso que a Funcel recebe desde a sua fundação em 2010. Estamos muito felizes com isso.”

Representando a Câmara Municipal, o vereador Rael da Marcenaria destacou a importância da iniciativa. “Parabenizo o prefeito por abraçar, de fato, essa causa. É fundamental que a gente procure maneiras de beneficiar esses jovens. Vamos trabalhar para tirar essas crianças e adolescentes dessa situação de vulnerabilidade.”

Presidente do CMDCA, Joatan Junior, fez o uso da palavra. “Canaã é a única cidade na região norte a se beneficiar com esse recurso do Itaú Social. O banco acreditou no potencial dessa cidade e devemos fazer um bom trabalho por esses jovens. Cumprimento e agradeço a todos pela dedicação nessa conquista.”

Gidalton Rodrigues, diretor-presidente da Funcel, falou sobre o cronograma de trabalho do NIC. “Os primeiros bairros que receberão o projeto são o Residencial Canaã, o Novo Brasil e o Paraíso das Águas. Isso, a princípio, nossa meta é estender essas ações para os demais bairros carentes da cidade.”

Presente no evento, o prefeito Jeová Andrade também falou sobre o projeto. “Esse recurso é um reconhecimento de uma instituição tão séria como o Itaú Social ao nosso município. Esse é mais um passo importante para o futuro da nossa juventude. Acredito que esse projeto vai abrir portas para que ainda mais recursos sejam destinados às nossas crianças.”

As ações do NIC devem ter início no mês de agosto. O programa envolverá diversas pastas do governo, como a Educação e o Desenvolvimento Social. O Núcleo terá a duração de um ano, mas existe a possiblidade de extensão desse período. O evento de lançamento aconteceu no Centro de Formação de Profissionais da Educação de Canaã.