Servidores participam de curso em Ananindeua e fazem visita técnica ao TCM

O secretário de Administração da prefeitura de Canaã dos Carajás, Alex Silveira, e o contador Charles Marinho, participaram durante a última semana (19 a 21 de junho), de um treinamento sobre “atividades a serem desenvolvidas pelos órgãos públicos para aderirem ao e-Social”.

O treinamento, ministrado na cidade de Ananindeua, foi ministrado pela Governança Brasil e contou com a presença de servidores de diversos municípios do Estado. O treinamento vai servir para que a prefeitura de Canaã implante a ferramenta no município, o que deve ser feito, segundo a Secretaria de Administração, com urgência.

Durante a viagem, os servidores também fizeram uma visita técnica ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), onde realizaram consultas sobre ações que visam a melhoria dos serviços em Canaã.

e-Social

A partir deste ano, os municípios devem fazer as folhas de pagamento de seus servidores pelo Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, o eSocial.

O sistema foi instituído pelo Decreto 8.373/2014 para padronizar a transmissão, a validação, o armazenamento e a distribuição de dados. A ferramenta deve unificar a transmissão eletrônica de 15 obrigações acessórias existentes.

Assim, as pessoas jurídicas de direito público da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios devem utilizá-la para entrega de informações, formulários e declarações referentes às informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas.