I Fórum do Selo Unicef debate junto à comunidade garantia de direitos para as crianças e adolescentes

Autoridades municipais, representantes de secretarias de governo, comunidade local, crianças e jovens se reuniram, na manhã desta quarta-feira (13), no Centro de Formação de Servidores da Educação para o I Fórum Comunitário do Selo Unicef no município. O evento, realizado em parceria com o Núcleo Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), é uma das condicionantes para que Canaã dos Carajás seja reconhecida com o Selo referente aos anos 2017-2020.

O objetivo do Fórum Comunitário é promover o diálogo junto à sociedade e realizar a análise das condições de vida da infância e adolescência no município. A partir disso, a meta é realizar um planejamento de ações para a proteção integral da criança e  do adolescente pela redução das desigualdades, além de fazer o monitoramento e avaliação dos resultados das ações públicas para jovens de até 18 anos.

Representando a Câmara Municipal de Canaã, a vereadora Maria Pereira falou sobre a necessidade de se garantir os direitos das crianças e adolescentes. “Acredito que a cabeça das pessoas precisa ser mudada. É dever de todos nós a garantia desses direitos. É necessário fazer mais por nossos jovens e investir nas políticas de prevenção.”

Roselma Feitosa, secretária de governo, destacou os avanços que Canaã tem tido ao longo dos anos. “O município tem feito bastante para conquistar o Selo Unicef. Queremos cumprir os objetivos e assegurar mais qualidade de vida para nossas crianças. Acredito que este fórum é a oportunidade de se debater o que já foi feito e o que ainda pode ser feito.”

Joatan Junior, presidente do CMDCA, lembrou que o trabalho desenvolvido é de grande valia para o futuro. “Acredito que o dia de hoje é muito importante no combate à desigualdade social, à fome… Abraçando essa luta, deixaremos um legado para as gerações futuras.”

Secretária executiva do Núcleo ODS, Telmissa Marques falou sobre a parceria entre as entidades. “Nós não poderíamos ficar de fora desse trabalho em busca de conquistas. É importante essa união. A preocupação em trabalhar com as crianças e adolescentes é real e dentro dos nossos objetivos sustentáveis a maioria é voltado justamente para os jovens. Estamos à disposição.”

Por sua vez, Marili Sousa, articuladora do Selo Unicef em Canaã, também fez o uso da palavra. “O nosso governo está à frente de muitos municípios. O objetivo do fórum é ouvir o que é necessário melhorar; queremos ouvir propostas que nos permitam avançar. Caso consigamos cumprir nossos objetivos, tenho certeza que teremos o nosso segundo Selo em 2020. Vamos trabalhar para isso.”

Representantes de secretarias de governo, como Educação e Funcel, ficaram responsáveis por apresentar indicadores de qualidade de vida dos jovens no município. O debate deve se estender ao longo de todo o dia.

Selo Unicef

Canaã dos Carajás recebeu a certificação referente ao período 2013-2016. O reconhecimento internacional condecora municípios que apresentam bons resultados na melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes.