Prefeitura planeja Hospital de Referência, que funcione com parcerias e impulsione desenvolvimento na saúde e educação

Hospital moderno e de referência, para atender Canaã e região, está em fase de planejamento (Foto: IPGC)

A prefeitura de Canaã dos Carajás está elaborando um projeto para um Novo Hospital no município, com a intenção de oferecer atendimento de média e alta complexidade, de perfil regional e ter capacidade de funcionar como Hospital Escola ou abrigar residências em futuros cursos na área da saúde, como cursos de medicina.

A intenção da administração é atrair a iniciativa privada para participar da construção e do custeio da futura Unidade, por meio de parcerias. Desde o ano passado, a administração vem realizando estudos e pesquisas de viabilidade para apurar questões como as principais demandas de saúde da região, seja de especialidades médicas, ou exames e tratamentos. Para isso, a prefeitura contou com o trabalho do Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC), licitado e contratado pela administração

“Nós queremos ter esse Hospital, bem equipado, bem estruturado, em condições de atender a média e alta complexidade regional, e também atender toda a população de Canaã, mas principalmente pra colocar condições pra que Canaã tenha cursos de medicina aqui”, comenta o prefeito de Canaã, Jeová Andrade.

Uma preocupação da prefeitura é que o Hospital possa ser viável do ponto de vista econômico, e não dependa somente do Tesouro Municipal para o seu custeio, tendo em vista o alto custo de manutenção de equipamentos de saúde. Por isso a ideia de trabalhar com parcerias com a iniciativa privada, e também com o poder público regional.

“O objetivo nesse momento é que a sociedade conheça o projeto, entenda o projeto, para que todos nós possamos defender juntos, essa ideia de licitar e construir o nosso grande Hospital”, destaca ainda o prefeito.

A presença de um Hospital dessa natureza, moderno, sustentável e que seja referência no atendimento no Pará, além de facilitar a atração de cursos na área da saúde, pode transformar Canaã em um polo regional de saúde, a exemplo do que ocorre com municípios como Araguaína, no Tocantins, e Goiânia.

Veja o vídeo com o projeto do Novo Hospital: