Emoção marca a entrega da nova Escola JK, na VS-58

Cena um: Telhado de palha, um cômodo simples, com estrutura e bancos de madeira. Cena dois: uma escola moderna, com 12 salas de aula, laboratório de informática, playground e quadra de esportes coberta. São 33 anos de história separando uma cena e outra, e para quem entra na Escola Municipal Juscelino Kubitschek (JK), na VS-58, é difícil visualizar esse passado de precariedade.

A nova escola JK, com estrutura privilegiada, foi inaugurada nesta quinta-feira (31), em uma cerimônia marcada por emoção daqueles que conheceram toda a história desse local, como a Dona Hilda Rodrigues, educadora que ajudou a fundar a escola e foi a primeira responsável pelo local, ainda sob o teto de palha.

“Agora eu me sinto tão feliz de poder participar da inauguração de uma escola dessa aqui, que pra mim é uma escola de primeiro mundo”, define ela, que entre tantos rostos durante a entrega da escola reconheceu muitos ex-alunos, que agora são professores no mesmo lugar.

Outro que acompanhou de perto a história da escola é o prefeito Jeová Andrade, um dos pioneiros de Canaã. Nome por nome, ele agradeceu todos os responsáveis por manter de pé a educação para os moradores da região, mesmo nos momentos mais difíceis.

“É uma linda escola, que realmente vai dar orgulho aos alunos que estudarem aqui para se prepararem para o futuro. Eu acredito que é uma missão nossa continuar investindo muito na educação de Canaã dos Carajás”, destacou Jeová, na inauguração da última obra como prefeito de Canaã.

A secretária de Educação do município, Roselma Feitosa, ex-aluna de escola do campo, destacou o privilégio de poder inaugurar um espaço com essa infraestrutura na zona rural. Ela lembrou que a JK é a escola mais distante da zona urbana de Canaã, mas nem por isso foi esquecida.

Ao longo dos anos, a antiga escola de madeira e palha passou por várias reformas e melhorias, mas nenhuma como a atual, em que ela foi completamente reconstruída. Como lembrou a Secretária de Educação, da versão mais recente da escola “sobraram apenas cinco paredes”. A precariedade, de agora pra frente, vai ficar só na memória.

Inauguração

Participaram da solenidade de inauguração da nova escola também os secretários de Saúde, Daiane Celestrini, de Segurança Pública Viária, Uesclei Amorim, de Desenvolvimento Social, Ronaldo Araújo, de Desenvolvimento Econômico, Gilson Lima, os diretores da FUNCEL, Erick Bruno, e do SAAE, Dionízio Coutinho, além dos vereadores Hélio Ferreira, Anderson Mendes e Maria Pereira e dos vereadores eleitos Cléverson Zajac, Antônio do Lanche, Criatura e Fábio Gomes, e da prefeita eleita, Josemira Gadelha, e do vice, Zito Augusto, e lideranças locais. O ex-prefeito Cimar Gomes também prestigiou o evento.