Secretários de Xinguara visitam aterro controlado de Canaã, referência na região

O aterro controlado de Canaã dos Carajás, considerado um dos melhores da região, será usado como referência para a prefeitura de Xinguara, que pretende implantar um aterro nos mesmos moldes no município vizinho.

Nesta quinta-feira (7), o secretário-adjunto de Saúde de Xinguara, Adriano Badotti, o secretário de Meio Ambiente, Clécio Witeck e o advogado Fabrício Faria, assessor de gabinete do município vizinho, visitaram o aterro para conhecer a experiência.

As autoridades também realizaram uma visita de cortesia à prefeita Josemira Gadelha. Estiveram presentes ainda o secretário de Planejamento de Canaã, Geam Meirey, e o de Governo, Roberto Andrade, além do engenheiro sanitarista responsável pelo aterro, Osmar Ribeiro.

Sobre o aterro

Com as operações iniciadas em 2014, o aterro controlado de Canaã deu fim ao antigo lixão, e ao mau cheiro e contaminação que até então marcavam o local. O aterro já foi elogiado, inclusive, por pesquisadores da Universidade Federal do Ceará, que visitaram o local para estudar a viabilidade de aproveitamento do gás metano produzido pelos resíduos do aterro para a geração de energia renovável (energia elétrica ou biocombustível veicular).

COMPARTILHAR