Prefeita destaca, durante reunião do Conselho de Saúde: “Quero prestigiar o bem comum e o interesse do povo”

A prefeita de Canaã dos Carajás, Josemira Gadelha, destacou que a administração pública precisa prestigiar o bem comum e o interesse coletivo, ao participar nesta quarta-feira (11) da primeira reunião de 2021 do Conselho Municipal de Saúde.

Durante a reunião, os conselheiros apresentaram algumas demandas à prefeita, como a necessidade de uma sede própria, de um apoio jurídico, e o aperfeiçoamento de alguns programas de governo, como o “Melhor em Casa”, que atende pacientes crônicos em domicílio, e o programa que fornece leites especiais a crianças com intolerâncias alimentares.

“Estou aqui para ouvir e sempre estarei disposta a dialogar para o que for para o bem comum e interesse do povo”, destacou a prefeita. “Quero que vocês saibam que tem aqui uma parceira. Quero ser parceira, mas também vou cobrar resultados. Quero que vocês envolvam a comunidade para que o serviço chegue até eles e para que conheçam e valorizem o serviço que nós temos”, completou.

A presidente do Conselho, Julieta Portela, destacou que a saúde em Canaã e em todo o Brasil vive um momento de desafio, por isso é preciso fortalecer os órgãos consultivos e de controle. “O conselho precisa ser um órgão fiscalizador e que trabalhe junto com a gestão”, disse.

O órgão, que tem representação paritária do poder público e da sociedade civil organizada, tem natureza deliberativa e consultiva, cuja função é formular e controlar a execução das políticas públicas setoriais. Em Canaã, o Conselho possui oito membros, entre representantes de sindicatos, associações, servidores e prestadores de serviço da Secretaria de Saúde.