Cidades Inteligentes: Lançado edital para curso de Introdução à Programação em Python

Quem deseja aprender uma linguagem de programação agora terá a oportunidade de fazer um curso gratuito em Canaã dos Carajás. A coordenação do projeto de Cidades Inteligentes (Smart City) lançou o edital para inscrição de candidatos no curso de Introdução à Programação em Linguagem Python no município. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente via internet, utilizando formulário específico, entre os dias 09 e 19 de fevereiro de 2021.

Uma das novidades da iniciativa é a destinação de 50% das vagas às mulheres. A ação faz parte de uma das diretrizes da gestão municipal que é o fortalecimento profissional das mulheres no mercado de trabalho e a inclusão do sexo feminino em áreas predominantemente masculinas, como a da Tecnologia da Informação.

O projeto Smart City em Canaã é coordenado por meio do convênio 02/2020, firmado da prefeitura de Canaã com a Universidade Federal do Pará (UFPA), com a participação de pesquisadores da Universidade de São Paulo.

O objetivo é utilizar ferramentas modernas, como a Inteligência Artificial, na formulação de políticas públicas, além de estimular a criação de Start Ups (empresas jovens de tecnologia que possuem conhecimento técnico e são financiados para executar seus projetos) que vão auxiliar o município na diversificação econômica e na geração de empregos, sobretudo para os jovens.

O curso será realizado de forma remota, por meio de ferramentas digitais como o Google Meet, com carga horária de 40 horas/aula. Serão duas turmas de 60 alunos, a primeira iniciando no dia 05 de março e a segunda no dia 05 de abril de 2021. Para a segunda turma, a Secretaria de Educação de Canaã dos Carajás disponibilizará laboratórios de informática para aqueles que não possuírem infraestrutura para realizar o curso.