“Educação, emprego e renda geram transformação social”, destaca Josemira, em entrevista à rádio Arara Azul

A prefeita de Canaã dos Carajás, Josemira Gadelha, destacou a prioridade com o desenvolvimento social no município, ao conceder entrevista, nesta quarta-feira, à Rádio Arara Azul, da vizinha Parauapebas.

“Todas as áreas são importantes, mas o social sempre me preocupou muito, mesmo antes de entrar na política partidária. Quero ter o cuidado com as pessoas, que elas sejam sempre bem atendidas pelo poder público, que tenham dignidade e trabalho., Com a educação, com emprego e renda também é possível fazer essa transformação social na vida das pessoas”, destacou.

Josemira citou o início do funcionamento do Cartão Social Auxílio Alimentação, idealizado pela gestão anterior, e que já está destinando R$ 150 às famílias mais vulneráveis de Canaã. “Em breve vamos aumentar esse valor para R$ 300, mas a nossa intenção é que a família use esse cartão enquanto precisa, mas que entre no mercado de trabalho. Vamos atender até 4 mil famílias, mas queremos esse número diminuindo ao longo do tempo, pois isso significa que as pessoas conquistaram autonomia”.

Saúde

A prefeita destacou que a saúde em Canaã avançou muito, mas que isso traz novos desafios. “Preparamos uma saúde para atender a nossa população, mas, à medida que avançamos, vamos ter problemas, pois as pessoas de outros municípios e regiões vão procurar atendimento em Canaã”, disse. Entre as prioridades, a prefeita citou o planejamento para a construção de um novo Hospital de complexidade, com UTI.

Em relação ao enfrentamento à Covid-19, Josemira lembrou a criação de um comitê de crise, que tem ajudado a implantar as medidas sanitárias. “Não queremos que ninguém deixe de produzir, mas precisamos ter o cuidado com a vida”. Ela destacou que o momento agora é de esperança, com a chegada da vacina, e que, em Canaã, profissionais de saúde e idosos já estão sendo imunizados.

Educação

Nessa área, a prefeita de Canaã citou a construção do prédio da primeira universidade pública em Canaã, a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), que é “um avanço para o município e região”. A Unifesspa atualmente já conta com sete turmas, e o trabalho da universidade tem sido verticalizado para outras áreas.

“O aluno que entra no curso superior contribui com o desenvolvimento da cidade. Nossos alunos de letras, por exemplo, vão ajudar nossas crianças a aprender inglês”, exemplificou.

Desenvolvimento e Planejamento

Josemira reforçou ainda a preocupação com a diversificação econômica de Canaã, para que o município não seja dependente exclusivamente da mineração. Uma das medidas citadas por ela é o Programa Smart City, desenvolvido por meio de convênio com a Universidade Federal do Pará (UFPA), e com a participação de profissionais da Universidade de São Paulo.

O objetivo é utilizar novas tecnologias para auxiliar a gestão pública, e também para gerar emprego e renda na juventude. Ela citou ainda projetos na área de turismo e a construção de um aeroporto e de um porto seco.

“Não podemos pensar uma cidade sem planejamento, e o nosso projeto Pacto por Canaã veio nesse sentido, de que todos participem de um planejamento com vistas a uma cidade referência em 2035”, concluiu.

COMPARTILHAR