Realizada audiência pública para discussão da LDO de Canaã

Canaã dos Carajás tem previsão de arrecadação de cerca de 1,3 bilhão para o próximo ano, segundo dados apresentados na audiência pública de discussão da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), realizada na Câmara de Vereadores nesta quarta-feira (16).

A discussão com a sociedade é uma das etapas fundamentais para a construção da LDO, que estabelece os parâmetros e prioridades que vão orientar a construção do Orçamento para o próximo ano. A LDO é elaborada pala prefeitura e encaminhada para aprovação na Câmara, o que deve ocorrer até o prazo de 29 de junho. Devido às restrições impostas pela pandemia, a audiência foi realizada online, mas a população pôde participar com questionamentos.

Durante a audiência, técnicos da Secretaria de Planejamento destacaram a necessidade de manter um rigor fiscal, mesmo com um aumento das receitas, tendo em vista que a maior parte da renda do município ainda tem origem na exploração mineral, sendo extremamente influenciada por fatores internacionais de mercado. Por isso, o município precisa ter cautela na previsão e utilização dos recursos, garantindo segurança para os seus compromissos independente das variações nesse setor.

O secretário de Planejamento de Geam Meirey, participou da audiência e parabenizou a equipe da pasta pelo trabalho de elaboração das diretrizes do Orçamento. “A equipe técnica vem se debruçando sobre esse trabalho, para fazer da melhor maneira e para trazer para essa discussão com a sociedade”, disse.

“A sociedade não pode perder a oportunidade de participar dessa discussão. Estamos sempre à disposição e não fugimos dos questionamentos”, completou.