Obras da Casa abrigo estão em fase de acabamento

Com um avanço de 65%, as obras da Casa Abrigo entram na reta final. O espaço vai garantir proteção e acolhimento a crianças e adolescentes que tenham tido direitos violados ou sofrido violência. Eles poderão ser atendidos em um espaço adequado, que garanta todo o sigilo e atuação multidisciplinar dos profissionais do município.

O local vai contar com refeitório, sala de estar e espaço de convivência, brinquedoteca, sala de estudos, seis suítes, espaço externo com quadra de esportes, e espaço de recreação com playground.

O investimento na nova Casa Abrigo é de mais de R$ 1,4 milhão, com recursos da prefeitura e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Sobre a Casa Abrigo

O serviço de abrigo, segundo diretriz do Ministério de Desenvolvimento Social, visa acolher Crianças e Adolescentes em medidas protetivas por determinação judicial, em decorrência de violação de direitos (abandono, negligência, violência) ou pela impossibilidade de cuidado e proteção por sua família.

O afastamento da criança ou do adolescente da família deve ser uma medida excepcional, aplicada apenas nas situações de grave risco à sua integridade física e/ou psíquica. O objetivo é viabilizar, no menor tempo possível, o retorno seguro ao convívio familiar, prioritariamente na família de origem e, excepcionalmente, em família substituta (por meio de adoção, guarda ou tutela).