Em entrevista à CBN, prefeita destaca grandes investimentos em Canaã dos Carajás

Os grandes investimentos em infraestrutura e em desenvolvimento social previstos em Canaã dos Carajás até 2024 foram esmiuçados pela prefeita do município, Josemira Gadelha, ao participar remotamente do programa CBN Tarde de Notícias, da Rádio CBN de Belém, nesta terça-feira (9).

“Temos R$ 1,8 bilhão de investimentos previstos, entre eles o Hospital Universitário. Além da gente investir em saúde, queremos o diferencial de fazer a parceria com as nossas Universidades. Estamos construindo também a sede da Unifesspa, para que a gente possa ter no futuro um curso de medicina”, descreveu a prefeita.

Josemira ainda citou o objetivo de transformar Canaã em um corredor regional de desenvolvimento, com a construção de rodovias que interliguem o município à toda a região.

“Temos aqui a Transcarajás, iniciada com o prefeito antecessor, que vai nos levar até o Estado do Tocantins, até o Rio Araguaia, além de outra estrada que vai nos ligar a PA-279, e outra, que nos liga a Parauapebas, que vamos fazer a duplicação e queremos acabar com o problema da segurança nessa rodovia, além de construirmos, até 2024, 200 km de asfalto no campo”, enumerou.

“Também estamos trabalhando para a construção do aeroporto em Canaã dos Carajás, que será um investimento de R$ 200 milhões, que vai atender toda essa região no entorno, para o transporte de passageiros e mudar a logística na nossa região, para que possamos crescer regionalmente”, completou.

Ações sociais

A prefeita lembrou ainda os investimentos em programas sociais, que tem sido feitos com o objetivo de “cuidar das pessoas, como o Cartão Auxílio Alimentação, que já está em andamento, e o cartão Reforma e Construção, que será lançado em breve, com um investimento de cerca de R$ 80 milhões.

Enfrentamento à pandemia

Questionada sobre o enfrentamento à pandemia em Canaã, a prefeita ressaltou que “foi um momento difícil, como todo o mundo, onde todos tiveram que se reiventar”. No entanto, ela lembrou que foram feitos muitos investimentos, tanto na atual gestão, como na anterior. “Destinamos uma Unidade de Saúde exclusivamente para atender as pessoas com sintomas, quando surgiram os primeiros casos de internação, já foi aberta uma Unidade para isso, com toda uma equipe médica especializada”, descreveu.

“Quando foi preciso transferir, fizemos por UTI aérea, até para hospitais particulares, pois a nossa ideia sempre foi em primeiro lugar salvar vidas”, completou.

A prefeita ainda comemorou que, com a chegada da vacina, casos e internações em Canaã vem diminuindo vertiginosamente. “Podemos dizer que estamos com 100% das pessoas vacinadas com a 1ª dose e a 2ª dose já está bem avançada”, concluiu.