Integração do sul e sudeste do Pará é discutida em 1º dia de Encontro Municipalista

A integração dos municípios do sul e sudeste do Pará para o enfrentamento dos desafios da região, como a logística, a infraestrutura e o desenvolvimento econômico. Esses foram alguns dos pontos discutidos na abertura do 1º Encontro Municipalista do Sul e Sudeste do Pará, que ocorre em Canaã até esta sexta-feira (19).

O encontro é organizado pela Federação dos Municípios do Pará (Famep), pela Associação dos Municípios do Araguaia, Tocantins e Carajás (Amat Carajás) e pela prefeitura de Canaã, e reúne prefeitos, vices, vereadores, secretários municipais e lideranças de toda a região.

A anfitriã do evento, prefeita Josemira Gadelha, de Canaã, destacou em discurso, alguns dos principais desafios da região, como a melhoria da infraestrutura, o desenvolvimento econômico e a necessidade de preservação ambiental, e defendeu a busca de saídas conjuntas.

“Precisamos pensar com muita responsabilidade para fazermos um grande planejamento, de logística e de infraestrutura e buscar soluções para as pessoas que confiam em nós como lideranças políticas”, disse.

Esse também foi o tom do discurso do presidente da Famep, Wagne Machado. “O encontro municipalista tem a missão de um único momento nos debatermos sobre os problemas regionais e juntos com os municípios dessa região sul e sudeste, junto com o governo do Estado, nós promovermos alternativas para solucionar os problemas mais graves. Depois desse encontro saberemos que muitos frutos serão colhidos”, disse.

Nesta quinta-feira foi realizado ainda um encontro apenas com as mulheres municipalistas. Já nesta sexta-feira, o governador Hélder Barbalho deve marcar presença, e anunciar convênios e ações importantes para a região.