Podcast da V Fenecan destaca a utilização da tecnologia para desenvolvimento de Canaã

A utilização da tecnologia e inovação para melhoria na qualidade de vida de Canaã foi tema do Podcast desta quarta-feira (24), na V Fenecan. Participaram dos debates Jorge Trajane, representante da Secretaria Municipal de Governo; Fernanda Ferreira, Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico; Renato Francês, Coordenador do Projeto Smart City de Canaã dos Carajás; Armando Lírio, Diretor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UFPA; Thiago Poleto, Professor de Administração da UFPa; e Hugo Kuribayashi, professor da área de Ciência da Computação na Unifesspa.

Segundo a titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semdec), Fernanda Ferreira, o projeto de Smart City é totalmente inovador para o município de Canaã. “O projeto vem para trazer tecnologia, inovação, e, principalmente, desenvolvimento tecnológico, sendo diversas as suas áreas de abrangência em nosso município”, declarou. Ela acrescenta como ele será utilizado. “No momento em que estamos trabalhando no planejamento urbano, vamos definir estratégias e atividades públicas de nossa cidade. Como estamos trabalhando com pessoas, vamos estar voltados para a melhoria das condições de vida dessas pessoas, e assim, melhorando a cidade como um todo. O Smart City vem para melhorar a cidade, fazendo com que ela se desenvolva economicamente. Vamos iniciar esse trabalho com os jovens, dando oportunidades nas áreas da saúde, educação, mobilidade urbana e em vários setores de nossa cidade”, revelou.

Para o representante da Secretaria Municipal de Governo, Jorge Trajane, a pretensão é criar um polo de desenvolvimento de Smart City em Canaã, viabilizado por meio de convênios assinados com a Universidade Federal do Pará – Ufpa e Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – Unifesspa, utilizando-se recursos do Fundo de Desenvolvimento Econômico – FDE, tornando-a uma política de governo.

Em Canaã será criado um polo de desenvolvimento de Smart City. É um projeto a longo prazo que, em compensação, terá condições maiores de geração de emprego e renda. Ele está inserido dentro de outro projeto, o Iara, e vai tornar Canaã o maior centro de geração de conhecimento tecnológico da Amazônia. O Smart City passará a ser uma Política de Governo”, reforçou.

Jorge Trajane falou ainda dos investimentos para os próximos anos, nesse projeto. “O governo municipal está estruturando um departamento de Ciência e Tecnologia, que já possui orçamento para os próximos quatro anos, com a finalidade de evoluir na área da tecnologia, aliado à cultura técnica, que é a inserção do cidadão no processo. Pretende-se ainda promover anualmente uma Feira de Tecnologia no município, para desenvolver a tecnologia e inovação, tornando Canaã uma referência nacional”, anunciou.

Texto: Rosa Borges/ Fotos: Alana Santos