Ação intersetorial do governo municipal atende centenas de pessoas no Residencial Canaã

A prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), deu início, na manhã desta sexta-feira (29), à Ação Cidadania Intersetorial. A iniciativa, que acontece em parceria com as secretarias de Saúde, Educação e Habitação, e Fundação de Cultura Esporte e Lazer (Funcel), tem o objetivo de levar diversos atendimentos à comunidade do Residencial Canaã. A ação conta com o apoio do Selo Unicef, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Lions Clube, Igreja Adventista, Corpo de Bombeiros Militar de Canaã, Junta Militar e Associação dos Moradores do Residencial Canaã (Asmoc).

Os atendimentos, que tiveram início às 8h e devem se estender até as 16h, incluem recadastramento do CAD único Bolsa Família, identificação civil (emissão de primeiras identidades de crianças e adolescentes), Conselho Tutelar, CRAS e CREAS, corte de cabelo, fotos 3×4, medição de peso, consultas médicas, testes rápidos de HIV e sífilis e ainda orientações sobre questões jurídicas, sobre queimadas e sobre higiene bucal. Por sua vez, a Funcel fez o lançamento oficial do projeto Brincadeiras de Rua, que envolve crianças e adolescentes do bairro em gincanas.

Ronaldo Araújo, secretário de Desenvolvimento Social, falou sobre a ação. “Esse trabalho vai percorrer todos os bairros de Canaã, além das zonas rurais e vilas. Precisamos sair do nosso prédio e atender os anseios da nossa comunidade. Vamos atender a todos e levar os nossos serviços sociais à toda a população.”

Presente no evento, o secretário de Administração, Alex Silveira, fez o uso da palavra. “Parabenizo todo o governo por essa ação itinerante. Espero que esse trabalho continue e passe por vários bairros com o objetivo de aproximar a comunidade dos nossos serviços.”

A vereadora Maria Pereira destacou a importância do governo se aproximar da comunidade. “As políticas públicas precisam estar cada vez mais próximas do povo, muita gente não tem condições de se locomover até o centro da cidade e estar mais perto é fundamental. Parabenizo o governo por essa boa iniciativa.”

Representando o Residencial Canaã, Vera Lúcia, falou. “É uma satisfação grande essa ação aqui no nosso bairro; precisamos nos unir em prol desses avanços. Estamos sempre à disposição para ajudar em eventos assim voltados para a nossa gente.”

O prefeito Jeová Andrade também compareceu ao ato e comentou a ação. “Fazemos isso com o maior prazer, pois o nosso objetivo é sempre proporcionar mais qualidade de vida à nossa população. Queremos fazer isso com mais constância e pretendemos ampliar ainda mais as nossas ações. Espero que seja um sucesso.” O gestor também anunciou aos moradores novidades. “Já demos a ordem de serviço para a construção da Unidade Básica de Saúde do bairro e também para a escola da comunidade. Em breve, teremos mais serviços à disposição dessa localidade.”

Já nas primeiras hora da manhã, centenas de pessoas se organizavam em filas e aguardavam seus respectivos atendimentos. Durante toda a ação, a Secretaria de Educação realizará a matrícula para a primeira e segunda etapa do Ensino de Jovens e Adultos (EJA). As aulas terão início em agosto no Residencial Canaã.