Agentes Comunitários de Saúde recebem novos uniformes em Canaã

Para dar continuidade às visitas do serviço de Atenção Básica de Saúde em 2019, cada servidor recebeu um kit com duas camisas de manga curta, uma de manga longa, boné, mochila, materiais para escritório e protetor solar. A cerimônia de entrega aconteceu nesta manhã (28), no Cemfopred. Nos próximos dias, os profissionais vão receber, também, novos crachás.

Durante o evento, a  Secretaria Municipal de Saúde (Semsa)  realizou uma apresentação, lembrando os avanços da Atenção Básica no município. Canaã conta, atualmente, com 86  ACS’s. O grupo já cadastrou mais de 52 mil usuários, média de 604 pessoas por Agente Comunitário de Saúde.

Os bons resultados devem-se a um trabalho de reorganização do acolhimento, promovido pela Semsa, a partir do programa Ciclo Saúde, numa parceria com a Fundação Vale e o Centro de Promoção da Saúde (Cedaps).

O projeto foi destaque na I Mostra de Experiências Municipais em Saúde dos Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Pará (Consems) e será apresentado no 35º Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), que acontece entre os dias 2 e 5 de julho, em Brasília.

Na cerimônia, o prefeito Jeová Andrade entregou diversos kits e lembrou quando o programa de agentes comunitários foi implantado em Canaã. “Foi em meados dos anos 90. Fico feliz em ver que alguns dos servidores são dessa época. É prova de que o trabalho é relevante, cresceu em número e em qualidade”, afirmou o prefeito.

Agente Comunitário de Saúde

Oficialmente implantado pelo Ministério da Saúde em 1991, o então Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) teve início no fim da década de 1980 como uma iniciativa de algumas áreas do Nordeste (e outros lugares, como o Distrito Federal e São Paulo).