Alunos de Canaã passam por avaliação de desempenho; objetivo é promover ajustes e melhorar o ensino

Alunos do 2º, 4º, 6º e 8º anos da rede Municipal de Ensino passaram, nesta quarta e quinta-feira (20), por uma aprova do Sistema de Avaliação de Aprendizagem de Canaã dos Carajás (Samacc) para aferir o conhecimento adquirido por eles na rotina escolar. O Sistema, iniciado em 2017, pela primeira vez tem uma prova aplicada a todos os alunos dessas séries, nas zonas urbana e rural. Antes, a avaliação era por amostragem.

“O objetivo dessa avaliação é medir a qualidade do ensino de Canaã dos Carajás e identificar os principais fatores que influenciam no processo de ensino aprendizagem”, destacou a secretária municipal de Educação, Roselma Feitosa, que acompanhou a aplicação da prova na Escola Municipal Carmelo Mendes, no Bairro Ouro Preto.

Segundo ela, em 2020 serão aplicadas três avaliações. Além dessa, no início do ano, será realizada uma em junho e outra em dezembro. “O objetivo é ter um diagnóstico real da evolução do ensino na Rede Municipal”.

Segundo Pedro Luís Nascimento, diretor da Escola Municipal Carmelo Mendes, os alunos recebem com expectativa a aplicação da prova, porque é um momento de testar os conhecimentos adquiridos. “E também nós temos a função de, após as provas, verificar a aprendizagem dos alunos e tomar as devidas providências para que eles possam evoluir, possam avançar em seus conhecimentos”, concluiu.

COMPARTILHAR