Boletim epidemiológico da prefeitura de Canaã sobre o coronavírus: 20-03-2020

Canaã dos Carajás segue sem nenhum caso confirmado de Covid-19 no âmbito do município e a prefeitura toma medidas preventivas e de enfrentamento à pandemia. Há apenas um caso suspeito, de uma jovem, de 18 anos, que havia chegado de São Paulo. Ela apresentou apenas sintomas leves, foi colocada em quarentena pelo prazo estipulado pela Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde. Não houve avanço dos sintomas e, com o fim do prazo, já está liberada. O teste para confirmação ou não da infecção pelo vírus foi enviado para o laboratório de referência e a prefeitura de Canaã aguarda o resultado.

No segundo dia de funcionamento do Disk-Coronavírus – canal criado com o objetivo de atender pessoas que sintam sintomas virais, tendo viajado ou não para locais de transmissão – foram realizados 54 atendimentos. Ao todo, já são 114 atendimentos pelo canal. As solicitações podem ser feitas via telefone, ou whatsapp, pelo (94) 99278-5942. Do total de atendimentos feitos, foram recomendadas seis quarentenas, por retorno de viagens a locais com casos confirmados. Nenhuma das pessoas apresenta sintomas.

No Pará, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, há dois casos confirmados: uma mulher de 36 anos de idade que chegou a Belém no último dia 14 de março. Ela esteve no Rio de Janeiro e em São Paulo, e um homem, de 37 anos, também de Belém. No Pará há, ainda 74 casos em análise.