Canaã amplia convênio com Emater para beneficiar produtores rurais

Durante a inauguração da Escola de Tempo Integral no último sábado (30), a Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás assinou um aditivo no acordo de cooperação técnica com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater). O Prefeito Jeová Andrade comentou que o “fortalecimento do campo é prioridade no município e que essa parceria será fundamental para atingir o objetivo”.

A Prefeitura anunciou desta vez, que vai disponibilizar à Emater um prédio administrativo, um veículo, computadores e equipamentos de escritório. O convênio anterior já previa a contratação de dois empregados administrativos, 200 litros mensais de combustível para o deslocamento dos técnicos, internet, água e energia elétrica.

A presença do órgão no município vai auxiliar, dentre outras demandas, na emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), certificação que dá acesso à políticas públicas para agricultores familiares. Segundo o secretário de desenvolvimento e produção rural Léo Ferreira, possuir a DAP é, inclusive, uma das prerrogativas para que os produtores rurais de Canaã consigam ter acesso ao Fundo Municipal de Desenvolvimento Sustentável (FMDS), que já está em fase de implantação.

Emater

O órgão foi criado em 1965 e, desde então, presta apoio técnico, realiza pesquisas e promove a educação e inovação tecnológica em prol do desenvolvimento agroecológico paraense.