Canaã é um dos primeiros municípios da região a implantar a Ouvidoria do SUS

Canaã dos Carajás já conta, desde o início de janeiro, com a Ouvidoria do SUS em pleno funcionamento. O órgão, vinculado à Secretaria de Saúde, foi oficializado no município pelo Decreto 979/2018 e atende exigência do Ministério da Saúde. Canaã é um dos primeiros municípios da região, vinculada à regional de saúde de Marabá, a implantar o serviço.

Foram cerca de seis meses de treinamento e capacitação para a implantação da Ouvidoria, que está funcionamento na rua Ulisses Guimarães, atrás do Hospital Municipal, no mesmo prédio do Conselho Municipal de Saúde. O cidadão pode procurar o local para fazer reclamações, denúncias, solicitações, sugestões e elogios, além da busca de informações relativas ao funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) no município.

O atendimento pode ser feito pessoalmente, na sede da Ouvidoria, das 8 às 12h e das 14h às 18h, por email (ouvidoriasus.canaa@gmail.com), ou pelo telefone 9-9105-3518. A Ouvidora do SUS em Canaã, Fernanda Lemos Senra, destaca, no entanto, que é importante que o cidadão visite o local para apresentar sua manifestação. “Presencialmente, a gente tem mais condições de colher as informações detalhadas”, destaca.

Ainda segundo ela, a Ouvidoria, assim que recebe a demanda, “registra em seus formulários, lança no sistema Ouvidor SUS, entra em contato com o local da denúncia que presta o serviço para confirmar o fato e dar uma resposta fidedigna e oficializada”.

O prazo para a resposta às solicitações e pedidos varia entre 15 a 90 dias, dependendo no nível de prioridade estabelecido em lei.

COMPARTILHAR