Canaã, meu lugar: Prefeitura apresenta projeto de regularização fundiária a moradores do bairro Paraíso das Águas

Por meio do Instituto de Desenvolvimento Urbano (Idurb), a Prefeitura de Canaã dos Carajás apresentou aos moradores do bairro Paraíso das Águas, nesta quarta-feira (21), o projeto completo de regularização fundiária da localidade. A apresentação, que é a última etapa do projeto a ser cumprida pelo governo municipal, aconteceu no ginásio Antônio Chorão e centenas de moradores participaram para entender um pouco mais o processo de titulação das suas residências.

A regularização fundiária do bairro faz parte do cronograma de trabalho do programa do governo municipal “Canaã, meu lugar”, lançado há um ano. A iniciativa tem o objetivo de regularizar bairros em situação de vulnerabilidade social. O Paraíso das Águas é o primeiro a ser contemplado com o trabalho realizado pelo Idurb.

Ao longo do ano, as equipes do órgão de desenvolvimento urbano fizeram todo o levantamento da área, orientaram e recolheram a documentação dos moradores para o processo de titulação.

Alisson Milhomem, diretor do Idurb, falou sobre a nova etapa do programa. “Os moradores do Paraíso das Águas agora estão muito perto de terem suas residências devidamente regularizadas. Essa é a última etapa do projeto e, após isso, vamos enviar toda a documentação e o processo para o cartório municipal. Estamos cumprindo a risca a nossa meta e todas as previsões desse processo. Depois que o cartório receber a documentação que enviarmos, e estando tudo conforme, no prazo de 60 dias os títulos serão emitidos.”

A previsão é que mais de 400 famílias recebam os títulos definitivos de suas residências no início do próximo ano. A regularização fundiária permite que núcleos urbanos informais sejam incorporados ao ordenamento territorial do município. Além disso, os moradores terão os imóveis valorizados e poderão ter acesso a créditos junto a instituições bancárias para reforma e ampliação de seus respectivos imóveis.