Canaã recebe premiação nacional por projeto de regularização fundiária

Desenvolvido pelo Idurb, Programa Canaã Meu Lugar beneficiou mais de 170 famílias do bairro Paraíso das Águas 

Técnicos do Instituto de Desenvolvimento Urbano (Idurb) receberam da Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC),  o Selo de Mérito 2019, na categoria Habitação de Interesse Social. O evento foi realizado entre os dias 20 e 23 de agosto, em Foz do Iguaçu – PR, e reuniu diversos especialistas da área no país.

A premiação coroou o trabalho que começou a ser desenvolvido em novembro de 2017 e teve sua primeira etapa concluída em fevereiro de 2019. O presidente do Idurb Alisson Millhomen afirmou que o trabalho exigiu muita pesquisa de campo, planejamento e colaboração de diversos setores do Governo Municipal. 

A segunda fase do projeto está em elaboração e deve regularizar cerca de 3 mil imóveis dos bairros Centro, São José, Estância Feliz, João Pintinho, Portal do Sol, Liberdade, Esplanada e Maranhenses. O prefeito Jeová Andrade parabenizou os servidores do Idurb e disse que a gestão está empenhada, junto ao órgão, para beneficiar todo o município.

O prêmio Selo de Mérito é promovido pela ABC em parceria com o Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano e tem como objetivo estimular e difundir as experiências bem sucedidas desenvolvidas pelos órgãos públicos estaduais e municipais no âmbito da habitação de interesse social.  

Canaã Meu Lugar

O Programa de Regularização Fundiária de Canaã dos Carajás tem o objetivo de oferecer o título definitivo residencial de forma gratuita às famílias em vulnerabilidade social. O projeto foi desenvolvido por um grupo multidisciplinar que envolveu arquitetos, consultores, advogados, engenheiros, técnicos e agentes da autarquia. 

O programa “Canaã Meu Lugar” envolveu cerca de 10 servidores da autarquia que realizaram visitas para levantar dados socioeconômicos das famílias, georreferenciamento dos lotes, reuniões públicas e plantões para informações e entrega de documentos. No total, 453 lotes foram regularizados e 172 famílias do Bairro Paraíso Das Águas já receberam a titulação definitiva de seus lotes.