Canaã terá programação dedicada a lembrar Luta Antimanicomial

Canaã dos Carajás terá, a partir desta quarta-feira (15) e até a próxima sexta-feira (17), uma série de atividades para lembrar o Dia da Luta Antimanicomial, que é celebrado no Brasil em 18 de maio. O evento terá como tema “Liberdade é o melhor cuidado”.

A programação se inicia na quarta (15), com palestra sobre a Luta Antimanicomial, a partir das 8h, no Centro de Atenção Psicosocial de Canaã (CAPS). Às 14h, no mesmo local, será realizada a exibição do filme: “Nise, no Coração da Loucura”, obra brasileira dirigida por Roberto Berliner, ambientada na década de 40 e inspirada em fatos reais, que retrata a história de uma psiquiatra que refutou os tratamentos convencionais da esquizofrenia na época, e adotou uma abordagem afetiva com os pacientes.

No dia 16, também às 8h, será realizada uma Terapia Comunitária, com perguntas e respostas. Às 14h, será iniciada uma “tarde de beleza”, com atendimentos de cabeleireira, maquiagem, massagem e manicure.

Na sexta-feira (17), no encerramento das atividades, haverá uma manhã de lazer, na VS-52.

Sobre a Luta Antimanicomial

Em 2019, completam-se 32 anos da instituição do Dia de Luta Antimanicomial no Brasil. A data representa um conjunto de esforços de profissionais da saúde para a mudança na abordagem do tratamento de doenças mentais.

O chamado “Movimento da Reforma Psquiátrica resultou na aprovação da Lei 10.216 de 06 de abril de 2001, nomeada “Lei Paulo Delgado”, que trata da proteção dos direitos das pessoas com transtornos mentais e redireciona o modelo de assistência.

COMPARTILHAR