Chef Eduardo Avelar visita participantes do II Circuito Gastronômico

Chef de cozinha está avaliando e sugerindo melhorias para os pratos que concorrerão na segunda edição do Circuito Gastronômico de Canaã dos Carajás. Concurso terá início no próximo dia 23 de agosto

Um desfile de sabores e variedades que encantam ao paladar. Esse é a premissa do II Circuito Gastronômico de Canaã dos Carajás, que terá início no próximo dia 23 de agosto e término no dia 1º de outubro. Ao longo de 40 dias, o canaense terá a oportunidade de provar e avaliar 19 pratos – cada um de um estabelecimento local – votar e concorrer a prêmios. O concurso, realizado pela Prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, tem como principal objetivo fomentar o comércio local, valorizando a gastronomia canaense e premiando o consumidor daqui.

Na contagem regressiva para o início do Circuito, proprietários de estabelecimentos estão recebendo a visita do renomado chef de cozinha Eduardo Avelar. O gastrônomo iniciou a série de visitas aos estabelecimentos nesta segunda-feira (12). Cada um dos pratos está sendo experimentado e avaliado por Avelar. Quando necessário, o chef sugere melhorias para que o prato escolhido para representar o estabelecimento esteja mais forte no concurso.

Pela quarta vez em Canaã, Eduardo avalia como expressiva a evolução da gastronomia local. “Mais do que a variedade, estamos começando a ter mais qualidade. Aqui nessa região, temos uma grande diversidade na origem das pessoas e isso é um fator determinante. O consumidor acaba se tornando mais exigente e o empreendedor está se adaptando bem a isso.”

Proprietária da pizzaria Dona do Pedaço, Débora Yzer participou do Circuito Gastronômico no ano passado e destacou a importância do evento para o empreendimento. “Aprendemos muito no concurso do ano passado e mudamos muitas coisas como atendimento e estrutura. Também buscamos qualificação para melhorar ainda mais o nosso produto.”

A Dona do Pedaço concorrerá com a “Pizza Paraense”. A iguaria substitui o tradicional catupiry nas bordas por um creme de mandioca. Em 2019, os concorrentes do circuito devem usar pelo menos dois ingredientes típicos do estado.

Os vencedores do concurso serão anunciados durante a 4ª Fenecan. Eduardo Avelar deve concluir as visitas aos estabelecimentos nesta quarta-feira (14).