Conferência debate caminhos da assistência social em Canaã dos Carajás

Representantes do governo e da sociedade civil organizada se reuniram, nesta quarta-feira (14), para a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social de Canaã dos Carajás. Em 2019, os conferencistas debateram o tema “Assistência Social: direito do povo com financiamento público e participação social.” O encontro aconteceu no auditório do Sine e reuniu centenas de pessoas.

A conferência, que tem como principal objetivo a discussão, junto à sociedade, o trabalho social feito no município ao longo dos últimos anos, bem como debater metas paras os próximos. Em pauta também estavam também as deliberações feitas nas conferências de 2015 e 2017 e a discussão sobre o que não foi executado no município.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Gesiel Ribeiro fez o uso da palavra. “Esse é um momento importante. Com certeza boas ideias serão debatidas aqui e levadas para fora por meio dos delegados. As nossas políticas sociais precisam, sim, serem debatidas e repensadas sempre.”

Para Ronaldo Araújo, secretário de Desenvolvimento Social, reforçar as políticas sociais é um compromisso da gestão. “Nosso objetivo é defender direitos das pessoas em situação de vulnerabilidade social. Temos o apoio do governo municipal, o que é imprescindível nesse trabalho. Nós podemos e vamos avançar, construindo políticas públicas mais efetivas.”

Alexandre Pereira, prefeito em exercício, elogiou o trabalho que está sendo desenvolvido. “A Secretaria está de parabéns por tudo o que tem feito nos últimos anos. É notório que a preocupação e a coragem para enfrentar problemas sociais aumentou muito nos últimos anos. Felizmente, o nosso governo está preocupado com o futuro dessa cidade. Precisamos unir forças e evitar retrocessos; para isso, o papel da assistência social é imprescindível.”

A conferência, que é realizada pelo Conselho Municipal de Assistência Social, define ainda os delegados que representarão Canaã na conferência estadual.