Outras notícias

Vídeos

Tire suas dúvidas sobre o combate ao coronavírus em Canaã

O que Canaã dos Carajás está fazendo para combater e prevenir o coronavírus?

O prefeito de Canaã dos Carajás, Jeová Andrade, publicou um decreto com medidas preventivas no âmbito municipal. As ações tem prazo previsto de 15 dias, podendo ser revistas depois desse prazo. Entre elas estão a suspensão temporária das aulas em todos os estabelecimentos de ensino públicos e privados, de parte dos serviços de assistência social que necessitam de atendimento ao público, a suspensão da realização de eventos governamentais, comerciais e religiosos, além da suspensão do deslocamento intermunicipal, nacional ou internacional dos servidores públicos.

O decreto também afeta estabelecimentos privados?

Sim. O decreto também prevê que academias, centros de treinamento esportivo e similares devem permanecer fechados pelo mesmo período. Bares, restaurantes e lanchonetes devem manter uma distância mínima de dois metros entre as mesas e o quantitativo máximo de 50 pessoas em seu interior.

A Saúde está preparada para atender os casos suspeitos de coronavírus?

Em relação à preparação da rede de saúde, a prefeitura lançou um número de atendimento: Disk Coronavírus (94) 99278-5942, que estará disponível das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, para que as pessoas que apresentem sintomas, tendo viajado ou não para outros estados e países, entrem em contato com a equipe do município. O atendimento será feito em domicílio, para evitar a aglomeração nas Unidades de Saúde e Hospital. No caso de sintomas leves, o indivíduo será colocado em quarentena domiciliar.

Como o Hospital Municipal se preparou para receber possíveis casos?

Se os sintomas exigirem isolamento hospitalar, o Hospital Municipal preparou um Plano de Contingência, e pode liberar de quatro a 18 leitos de isolamento, a depender da necessidade. Já na eventualidade de um paciente grave, a prefeitura de Canaã conta com a Rede Estadual para alta complexidade.