Covid-19: Canaã vai compartilhar experiência na Atenção Básica em live do Portal da Inovação na gestão do SUS

A experiência da organização da atenção básica em Canaã no enfrentamento da Covid-19 será apresentada e discutida em uma live, na próxima quinta-feira, às 17h, do Portal da Inovação na gestão do SUS (APS Redes). Com o tema: “Vigilância em Saúde no contexto da Covid-19”, a discussão terá a presença de representantes da Organização Pan Americana de Saúde (OPAS), braço da Organização Mundial de Saúde (OMS) nas Américas.

A representante de Canaã no debate será a diretora das Redes de Atenção à Saúde, Eliana do Vale. Também vão participar representantes da saúde pública de Manaus (AM) e do município de Dom Basílio (BA).

O debate será transmitido no Portal da Inovação na Gestão do SUS ( https://apsredes.org/) e no Facebook @inocacaoemsaude. O público pode enviar perguntas para os convidados por meio do site https://apsredes.org/participe/.

As experiências que serão discutidas mostram a importância da integração da Atenção Primária com a vigilância em saúde, para possibilitar a real coordenação do cuidado. Serão apresentadas estratégias de reorganização da atenção básica, monitoramento dos casos suspeitos e confirmados de Covid-19 e atendimento de saúde nas UBS Móveis para povos indígenas.

Principais ações em Canaã

Em enfrentamento à pandemia de Covid-19, Canaã dos Carajás criou um número de telefone exclusivo para o atendimento a casos suspeitos e para tirar dúvidas, o Disk Coronavírus. Com isso, todos os casos leves são continuamente monitorados e as equipes de saúde podem indicar a necessidade de atendimento médico ou internação.

Também foi criada uma Unidade de Referência, para onde são encaminhados os casos que necessitam de atendimento médico, e uma Unidade de Internação, com capacidade para 50 pacientes. O município também vem realizando ampla testagem, rastreio de contatos próximos dos casos confirmados e isolamento de todos os casos suspeitos.

 

COMPARTILHAR