Direitos da Criança e do Adolescente são debatidos em conferência municipal

Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes) e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cmdca), a Prefeitura de Canaã dos Carajás realiza, neste sábado (24), a sétima Conferência Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente. O evento, que traz em 2018 o tema “proteção integral, diversidade e enfrentamento das violências”, teve início nesta manhã e se estende até o final do dia.

O principal objetivo da ação é mobilizar atores sociais e construir propostas, fortalecer estratégias e ações por meio de palestras e debates em grupos de trabalho. A iniciativa se baseia em cinco eixos temáticos: garantias dos direitos e políticas públicas integradas e de inclusão social, prevenção e enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes, participação, comunicação social e protagonismos de crianças e adolescentes, espaços de gestão social das políticas públicas de promoção e a proteção e defesa dos direitos da criança e adolescente.

Representando o público-alvo da conferência, Amanda Mesquita abriu a sétima conferência. “O enfrentamento das violências é fundamental para nós, adolescentes. Esse fórum é importante para todos nós, pois sabendo dos nossos direitos, nós entendemos o que podemos reivindicar. Acredito que essa é uma oportunidade para que os jovens tenham voz.”

Joatan Torres, presidente do CMDCA, destacou a importância do evento. “A partir desse debate, nós poderemos elaborar propostas e apresenta-las ao prefeito municipal. A conferência não vai falar só sobre os direitos, mas também sobre os deveres da juventude do nosso município.”

 

O secretário de Desenvolvimento Social, Ronaldo Araújo, afirmou que o fórum é um momento ímpar. “Esse é um importante passo, pois tratamos de um assunto fundamental que é garantia dos direitos dos nossos jovens. Acredito que, diante dessa juventude, nós estamos vendo o futuro. Hoje é o dia de discutir e pôr em prática tudo o que for debatido.”

Por sua vez, Edilson Valadares, secretário de educação lembrou que a problemática em torno da juventude se estende por todo o Brasil. “Este tema é importante e envolve todo o país. Nós precisamos combater a violência contra os jovens e, em conjunto, buscar soluções para esse problema.” Edilson lembrou ainda que o governo tem tomado a iniciativa para a garantia de melhor qualidade de vida para a juventude. “Já estamos finalizando a primeira escola em tempo integral aqui do sul do Pará. Isso representa muito para o nosso município, pois é um acréscimo na educação e, ainda por cima, teremos o apoio da Polícia Militar nessa unidade de ensino. Será um passo importante para o futuro dessas crianças.”

Ao longo de todo o dia, até às 18h30, o evento trará uma série de palestras e debates em grupo, além de atrações culturais e a escolha de delegados que representarão Canaã na IX Conferência Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente.