Em Canaã, encontro do NIC debate garantia dos direitos da criança e adolescente

A Fundação de Cultura Esporte e Lazer (Funcel), por meio do projeto Núcleo de Iniciação Cultural (NIC), realizou, nesta quinta-feira (31) e sexta-feira (1), o I Encontro com a Rede do Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes de Canaã dos Carajás. O evento tem como objetivo principal o debate, junto à setores da sociedade, sobre formas de proteção e de prevenção da violência contra crianças e adolescentes no município.

Além do diálogo sobre a garantia de direitos, o encontro, que foi realizado no auditório do Sine, serviu para uma apresentação completa do trabalho que vem sendo realizado pelo NIC há pouco mais de um ano em Canaã. Atualmente, 150 crianças e adolescentes, divididos em dois polos, Residencial Canaã e Ginásio Antônio Chorão, são atendidos pelo projeto. Por meio de aulas de teatro, artes visuais, dança e violão, os jovens passam por um processo de inclusão social e desenvolvem habilidades artísticas nas respectivas áreas que escolheram.

O evento, que aconteceu em parceria com o CMDCA e com a Fundação Itaú social, também falou sobre as perspectivas do projeto para 2019 e sobre a importância do trabalho em rede, além de ouvir relatos de experiências bem sucedidas desta modalidade de ação.

O professor Josimar Dantas palestrou nesta sexta-feira e falou sobre o encontro “Essa é uma busca coletiva de respostas com o objetivo de encontrar o melhor caminho para a proteção desses jovens. O sistema de garantias de direitos é um esforço que precisa ser de todos.”

O evento, que foi aberto ao público, ouviu os representantes da sociedade que estiveram presentes e debateu estratégias para o avanço da iniciativa cultural no município.