Em entrevista à Band Tv, secretário Edmilson Peixoto fala sobre a revisão do Plano Municipal de Habitação de Interesse Social

O secretário municipal de Habitação, Edmilson Peixoto, concedeu entrevista ao apresentador Francisco Junior, do programa Barra Pesada, da Band TV Canaã, nesta quinta-feira (1), para falar sobre a revisão do Plano Municipal de Habitação de Interesse Social (PLHIS). A entrevista foi transmitida ao vivo para toda a cidade. Na ocasião, Edmilson destacou os objetivos da revisão do PLHIS e a importância do novo plano no combate ao déficit habitacional no município.

Conforme explicação do secretário, a revisão do plano já está acontecendo e a equipe técnica da Secretaria de Habitação (Semhab) trabalha em parceria com a Secretaria de Planejamento. A revisão do plano a cada quatro anos é uma das exigências para que municípios brasileiros possam continuar recebendo recursos federais e firmar convênios na área de habitação. A principal ideia da revisão é fazer com que o município se adeque às mudanças da realidade municipal. O “Minha Casa, Minha Vida”, programa do Governo Federal que já contemplou mais de 900 famílias em Canaã, é uma das iniciativas que exigem o PLHIS.

Questionado pelo apresentador, Peixoto explicou o trabalho. “Esse programa é de Interesse Social, pois é voltado à famílias em situação de vulnerabilidade no município. A revisão é uma readequação para saber, de fato, onde devemos atuar. Mesmo com o trabalho que já estamos realizando, a demanda é alta e é preciso revisar isso a cada quatro anos. O nosso saldo é positivo e tínhamos um déficit ainda maior, mas conseguimos reduzir bastante a quantidade de famílias que precisam desse apoio. Nossa meta agora é reduzir ainda mais.”

Edmilson também destacou números da Semhab em Canaã. “Hoje nós realizamos cerca de 400 atendimentos mensais. São pessoas que procuram por cadastros em futuros programas habitacionais, para o cheque moradia e diversas informações sobre a área. Em 2018, a gente teve, até setembro, mais de 1800 atendimentos.”

 

Debate junto à sociedade

O secretário lembrou que o debate em torno da revisão será feito junto à comunidade. “Nós queremos que a população interessada participe conosco desse trabalho de apuração das novas demandas do município. Para tanto, faremos uma audiência pública e algumas oficinas para ouvir a sociedade.”

A audiência pública acontecerá no dia 14 de novembro, às 19h, na Câmara Municipal de Canaã. As oficinas, por sua vez, acontecerão nas escolas Alexandro Nunes e Carmelo Mendes, nos dias 21 e 22, respectivamente, e no Centro Comunitário do Residencial Canaã no dia 23 de novembro.