Em entrevista, prefeito faz balanço de obras e ações no município

O prefeito de Canaã dos Carajás, Jeová Andrade, destacou que o ritmo de obras e ações no município está acelerado, ao conceder entrevista nesta sexta-feira (10) ao programa Balanço Geral, da TV Record local.

Jeová afirmou que Canaã mudou muito nos últimos anos, e, com a retomada da arrecadação, esse ano, o objetivo é avançar mais. “Todos se lembram que, em 2013, nessa época seca, a cidade ficava coberta de poeira. Hoje já melhorou muito”, comparou.

“Estamos saindo da fase de dificuldade financeira e recuperando a nossa receita. Isso será visto em benefício da sociedade”, assegurou.

Rodoviária

Questionado sobre a construção de uma nova rodoviária no município – uma cobrança antiga da população – Jeová lembrou que essa é uma responsabilidade do Estado, mas que o município está fazendo questão de enfrentar. Segundo ele, a prefeitura ainda busca uma parceria Público-Privada para a construção. “Queremos muito e sei que precisamos de uma rodoviária”.

Sobre o ponto de apoio recém construído, por iniciativa particular, o prefeito destacou que o local vai ajudar a população, e que a administração está apenas dialogando com o empresário responsável para algumas adequações legais. “Qualquer empreendimento tem as regras e licenças que precisam ser cumpridas e estamos orientando quanto a isso”.

Infraestrutura

Jeová ainda comentou sobre as obras em andamento do programa Asfalta Canaã. Segundo ele, atualmente há duas frentes de trabalho de pavimentação no Bairro Novo Horizonte. Uma delas por meio de convênio com o governo do Estado e outra totalmente com recursos próprios. “Fazemos asfalto com rede de água, esgoto e drenagem, garantindo que não vamos ter problema depois. Infelizmente, o mais caro e mais trabalhoso fica enterrado”, lembrou.

O prefeito também anunciou que já está pronta a licitação para a pavimentação da VS-52, que liga a vários loteamentos de chácaras. Serão três quilômetros de asfalto. Também está sendo construída, segundo Jeová, uma galeria na Avenida América, no Bairro Parakanã, que vai resolver os problemas de inundação no local.

“Lá havia uma galeria pequena, que não suportava mais. Agora o município está fazendo para resolver o problema em definitivo”, assegurou.

Educação e saúde

De acordo com Jeová, a administração vem fazendo grandes investimentos em educação no município, não apenas em infraestrutura, mas também em transporte escolar e alimentação. “Temos mais de 40 ônibus escolares, muitas rotas na zona rural e até fora de Canaã. Nosso transporte não é perfeito, mas não conheço outros municípios que oferecem transporte aos alunos até na zona urbana”, pontuou. Sobre a merenda oferecida nas escolas, ele destacou que é “uma alimentação equilibrada e de qualidade”.

Jeová ainda comemorou o bom andamento das obras da escola que irá atender o Residencial Canaã e região. “Será uma linda escola e nosso desejo é que seja a primeira a funcionar em tempo integral no município”.

COMPARTILHAR