Entrega de certificações e premiação de concurso de vídeos marcam encerramento da 10ª Semana do Meio Ambiente

Com a entrega dos certificados dos participantes dos minicursos e das premiações aos participantes dos concursos de vídeos, a prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) encerrou nesta quarta-feira (5) a programação da 10ª Semana de Meio Ambiente do município.

O encerramento foi realizado no auditório da Câmara Municipal. Na ocasião, também foram apresentados os resultados do trabalho da pasta na fiscalização ambiental, busca de recursos de compensação e apoio à reciclagem e coleta seletiva. Uma das ações recentes, possível graças à compensação de impactos ambientais (da empresa Belo Monte Transmissora de Energia), foi a construção do pórtico de entrada do Parque Municipal Veredas dos Carajás.

Entre as atividades de estímulo à reciclagem, foram citados a parceria com a Cooperativa Municipal de Catadores (Cooletar), a implantação da coleta seletiva, além da instalação de PEVs [Pontos de Entrega Voluntária] de recicláveis em vários pontos da cidade. Medidas como essa ajudam a diminuir os resíduos que irão para o aterro controlado, além de assegurar a geração de renda para as famílias que vivem da reciclagem.

A secretária de Meio Ambiente do município, Simone Aparecida, destacou que a proposta da programação era “envolver a comunidade com os projetos e a meta foi alcançada”. Conseguimos uma mobilização grande no nosso Passeio Ciclístico e queremos que a nossa comunidade se aproprie do Parque Veredas”, disse. “Também fizemos um trabalho voltado para as escolas e acreditamos que é importante trabalhar com o público infantil, por onde começa a transformação”, completou.

Representando o prefeito na ocasião, o secretário de Planejamento, Geam Meirey, parabenizou a equipe da secretaria e destacou que o trabalho de conscientização é “difícil”, mas que a equipe técnica da prefeitura é “extremamente capacitada”.

Premiados

1º colocado no Concurso de Vídeos ganhou um celular (Foto: Ascom)

Ao fim da programação foram premiados dois dos vídeos que participaram do Concurso “O que eu faço pelo Meio Ambiente”, com o registro de ações simples em prol da preservação. O garoto Gustavo Lima conquistou o primeiro lugar, com o maior número de compartilhamentos. Ao receber o prêmio (um celular digital), ele agradeceu a Deus, a família que o ajudou a gravar, e reforçou que “é preciso evitar o uso de sacolas plásticas, que demoram a se decompor na natureza”.

Em segundo lugar ficou o vídeo compartilhado por Cleido Braz, que poderá retirar o prêmio (uma caixa de som portátil), na sede da Secretaria de Meio Ambiente. Além de alcançarem o maior número de compartilhamentos, os vídeos cumpriram com os requisitos explicitados no regulamento, como curtir as páginas da prefeitura de Canaã e da Secretaria de Meio Ambiente no Facebook.

A Unicesumar, parceira da programação, também sorteou uma bolsa de estudos de 100% de desconto para os cursos oferecidos pela instituição em Canaã, na modalidade EaD. A vencedora foi Francyne Dalton.

COMPARTILHAR