Equipes de saúde iniciam ação contra dengue, zika, chikungunya e leishmaniose no bairro Novo Brasil I

A Prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início, na manhã desta sexta-feira (14), à uma ação de combate à dengue, zika, chikungunya e leishmaniose no bairro Novo Brasil I. A iniciativa, realizada em conjunto com as secretarias de obras e meio ambiente, e com o Código de Postura, tem o objetivo de orientar os moradores da localidade sobre as melhores formas de combate às doenças.

Além de orientar as famílias sobre combate e prevenção, as equipes de saúde alertam para os primeiros sintomas de cada uma das enfermidades e sobre o correto procedimento quando identificadas. Ao todo, 821 famílias moradoras da localidade receberão a visita dos profissionais da saúde. O Novo Brasil I é o primeiro bairro a receber a ação conjunta do governo municipal.

Maria Abreu foi visitada por um dos agentes em sua casa e aprovou a iniciativa. “É importante que todos nós recebamos orientação sobre esses males. Tenho crianças pequenas em casa e já sofri com dengue; tenho bastante cuidado e atenção com o meu quintal, mas, infelizmente, há pessoas que não têm e precisam ser ensinadas. Fiquei sabendo dos casos de leishmaniose e isso me preocupou bastante.”

Douglas Pacheco, coordenador de vigilância e saúde de Canaã, explicou os trabalhos. “As nossas equipes estão passando de casa em casa e explicando os cuidados necessários para evitar que essas doenças se alastrem. Além disso, os agentes entregam sacos plásticos de lixo e fazem a eliminação dos focos do mosquito, quando necessário.”

Informados da ação, os moradores já haviam deixado do lado de fora entulhos, lixos e objetos que pudessem acumular água para que a Secretaria de Obras fizesse o correto recolhimento. Na próxima semana, as equipes de saúde seguem para o bairro Novo Brasil II.