Estrutura: Canaã dispõe de 10 ambulâncias modernas, atendendo resgate, casos de Covid e remoção de pacientes

Canaã dos Carajás passou a utilizar recentemente mais quatro ambulâncias, que ajudam no trabalho das equipes de saúde na zona urbana e rural. Os novos veículos estão sendo fundamentais na garantia de um atendimento a todos os cidadãos, nesse momento de enfrentamento à pandemia da Covid-19. As novas ambulâncias foram adquiridas por meio de emendas impositivas do vereador Anderson Mendes.

Com isso, o município conta atualmente com 10 ambulâncias equipadas para o atendimento. Duas delas estão, atualmente, a serviço da Unidade de Referência do Novo Horizonte e da Unidade de Internação do Novo Brasil. Outras duas estão disponíveis para o serviço de resgate municipal que, em caso de necessidade, pode ser solicitado pelo número 9-9187-9965.

Também há duas ambulâncias disponíveis para eventuais remoções do Hospital Municipal. Todos esses veículos tem estrutura de semi-UTI.

Há ainda outras duas ambulâncias básicas que podem ser utilizadas para remoções do Hospital Municipal Daniel Gonçalves e uma básica disponível para a Unidade de Saúde da Vila Ouro Verde, e outra ambulância, que pode ser remanejada de acordo com a necessidade.

Vale destacar que, nos casos em que for necessário o atendimento de resgate, e os veículos destinados para este fim estiverem em uso, a prefeitura pode solicitar ainda o apoio da equipe do Corpo de Bombeiros, que é treinada para este tipo de atendimento. Caso seja necessário, a prefeitura também pode solicitar um serviço de UTI móvel, para remoção à rede regional.

“Sem sombra de dúvidas, o município ganha muito com essas aquisições. Nós sabemos que a demanda por atendimentos médicos aumenta a cada dia na nossa cidade e a zona rural precisava deste apoio” explicou a secretária de Saúde Daiane Celestrini, na ocasião da chegada das novas ambulâncias.