Funcel entrega uniformes para alunos do projeto Nies

A Prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio da Fundação de Cultura Esporte e Lazer (Funcel), entregou, na noite desta segunda-feira (27), novos uniformes aos jovens atendidos pelo Núcleo de Iniciação Esportiva (Nies). O evento de entrega aconteceu no Ginásio Antônio Chorão e reuniu atletas, familiares e autoridades do município. O objetivo é incentivar, através da entrega, a prática esportiva e o crescimento do projeto.

Por meio do Nies, a Funcel atende atualmente cerca de 350 alunos. Estes, são divididos em quatro modalidades: futebol, jiu-jitsu, caratê e capoeira. Nesta segunda, 150 atletas receberam os novos uniformes. Os demais alunos receberão as vestimentas na próxima semana.

Diretor esportivo do município, Jander Fonteles falou sobre os avanços do Nies em Canaã. “Esse projeto, para a criançada, representa tudo. A gente percebe que há a evolução na educação e que estamos formando, aos poucos, também cidadãos. O recebimento do uniforme é um incentivo ainda maior à continuidade da prática do esporte. Somos gratos à Prefeitura por acreditar no projeto.”

Gidalton Rodrigues, diretor-presidente da Funcel, falou sobre o evento da noite. “Hoje a gente entrega novos uniformes para os jovens que praticam o futebol, o jiu-jitsu e o caratê. Na semana que vem, é a vez do pessoal da capoeira receber. É uma satisfação enorme poder contemplar tantos jovens e contribuir, por meio disso, para a inclusão social dessas pessoas. Essa é uma das metas da Funcel: utilizar o esporte como ferramenta de transformação. Acho que estamos no caminho certo.”

Atleta de futebol, Ícaro Marcelo, de 11 anos, concedeu entrevista. “Eu acho muito importante esse apoio que estamos recebendo aqui. É um trabalho bem feito e todos nós ganhamos com isso; até mesmo na parte da saúde.”

E o Nies continua a acontecer em Canaã. Os interessados devem procurar a Funcel e se informar mais sobre o que é necessário para fazer parte do projeto. Jovens de 5 a 17 anos são atendidos pelo programa.