Governo Itinerante chega à Agrovila Nova Jerusalém

Feliz da vida ao terminar de aferir a pressão e medir a glicose, a dona Maria Soares de Sousa, que é moradora da Agrovila Nova Jerusalém e tem 63 anos, comemorou os bons resultados obtidos nos exames. Para ela, atendimentos médicos mais próximos de sua residência representam mais tranquilidade. “Eu sempre faço o acompanhamento da pressão, da glicose e tento ter uma vida mais saudável. Hoje, por meio desses testes rápidos, felizmente, vi que estou no caminho certo e que a tendência é só melhorar. O atendimento do pessoal foi excelente e estou realmente satisfeita.”

Assim como a dona Maria Soares, centenas de pessoas, nesta sexta-feira (7), foram atendidas pelo Governo Itinerante – iniciativa da gestão municipal que visa levar até setores mais afastados do centro serviços ofertados pelas secretarias de governo. A ação foi realizada na Agrovila Nova Jerusalém, teve início às 8h da manhã e se estendeu até as 14h.

Entre os serviços ofertados à comunidade, cortes de cabelo, aferição de pressão arterial e glicose, entrega de medicamentos, vacinação contra a gripe, entrega de kits odontológicos, escovação supervisionada, sala do empreendedor, oficinas de pintura e leitura, palestras sobre queimadas, doação de mudas e atendimentos médicos. Além destes serviços citados, a ação também levou até a agrovila apresentações culturais, atendimentos da Secretaria de Habitação, Ouvidoria Municipal e o Gabinete do prefeito.

Jeová Andrade destacou a importância da iniciativa. “A nossa ideia é estar mais próximo, de fato, da comunidade e levar serviços tão essenciais a essas pessoas, pois nem sempre é possível para elas se deslocar até o centro. Aqui, elas podem ser atendidas e conhecer um pouco do trabalho rotineiro das secretarias.”

O secretário de Governo, Roberto Andrade, também falou sobre o trabalho levado até a localidade. “Todas as pastas estão de parabéns pelo empenho e dedicação para esta ação que é tão importante para essas pessoas. Essa também é uma oportunidade para que a gente divulgue o ‘Pacto por Canaã’, que visa fazer desta cidade referência nos próximos anos. Para isso, precisamos da união de todos.”

Também presente no evento, o vice-prefeito Alexandre Pereira reforçou a necessidade da ação. “Trazendo o governo para mais perto da vila, a gente tem uma interação maior entre a gestão pública e o povo. A partir disso, as pessoas têm mais conhecimento sobre o que é feito no dia-a-dia e entendem para onde estão indo os impostos que são pagos.”

Pacote de obras

Em discurso durante a ação itinerante, o prefeito Jeová Andrade anunciou que já foi assinado, e enviado para análise no legislativo, um projeto de suplementação orçamentária que garantirá um pacote de obras em Canaã dos Carajás.

Entre as obras anunciadas pelo gestor municipal, a nova rodoviária, a nova sede da Prefeitura, e a revitalização da avenida Weyne Cavalcante são as principais. Jeová também afirmou que o projeto prevê a construção de um centro de zoonoses, cerca de 20 quilômetros de calçadas, uma praça de alimentação, uma estação de tratamento de água e esgoto e um lago.

O prefeito também garantiu que, ainda este ano, a Agrovila será pavimentada e o asfalto será levado até a rodovia PA-160. “Nossa ideia é melhorar a vida de quem mora aqui e dar mais acessibilidade a essas pessoas. O asfalto é importante e a Jerusalém será, sim, beneficiada em breve. Também já estamos finalizando a construção de um reservatório de água aqui, o que representa um avanço para todos.”

Veja abaixo algumas fotos da ação: