Iniciada a revitalização do Parque Veredas em Canaã

Anunciada em outubro, a revitalização do Parque Veredas dos Carajás já teve início. A obra tem o objetivo de garantir a preservação ambiental em Canaã dos Carajás e está sendo realizada com recursos da Câmara de Compensação Federal, que está vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, por meio de um fundo de compensação ambiental por significativos impactos no meio ambiente.

Criado em 2011 pela Mineradora Vale como compensação ambiental do Projeto de Mineração Sossego, o Parque Veredas é uma unidade de proteção integral que sofreu, ao longo dos últimos anos, com incêndios em sua extensão.

O projeto que já está em execução prevê o reflorestamento de 333 hectares de áreas degradadas dentro do parque. Além disso, os investimentos também contemplam a construção de um pórtico de entrada no principal acesso ao parque, a construção e a manutenção de cercas, a prevenção e combate a queimadas, controle de capins e formigas, bem como os tratos necessários para o bom desenvolvimento das mudas.

Pórtico de entrada já em construção

A expectativa é que o reflorestamento da área seja concluído em três anos. Já o pórtico de entrada deve ficar pronto no início do próximo ano.