Inscrições para o ‘Nic na Garantia de Direitos’ tem início nesta quinta-feira no Residencial Canaã

A Prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio da Fundação de Cultura Esporte e Lazer (Funcel), em parceria com o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (Cmdca), deu início, nesta quinta-feira (16), às inscrições do projeto Núcleo de Iniciação Cultural na Garantia de Direitos (Nic) no Residencial Canaã. A expectativa é que 150 crianças e adolescentes do bairro sejam atendidos pelo projeto. O projeto conta com o financiamento da Fundação Itaú Social e Canaã é a única cidade da região norte beneficiada com o recurso.

Na última terça-feira (14), populares se reuniram no Centro Comunitário para saber mais sobre o Nic. Cleides Pimenta, diretora de cultura do município, falou sobre o projeto. “Na semana passada, apresentamos o programa aos líderes do bairro, pois assim foi solicitado. Hoje estamos explicando o programa diretamente para os moradores e já anunciando as inscrições.”

Gidalton Rodrigues, diretor da Funcel, falou sobre a apresentação aos moradores. “Hoje a sociedade vai entender melhor o contexto do projeto. Já na quinta, as inscrições terão início com todos já sabendo do que se trata.”

Questionado, Gidalton explicou quais pessoas podem participar do Nic. “Temos alguns critérios para essa participação. A começar, quem já é beneficiado por outros projetos não pode participar, pois a ideia é que toda a população seja contemplada de alguma forma por algum programa do governo. Crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos que estão em situação de vulnerabilidade social são o alvo do programa.”

Presidente da Associação dos Moradores do Residencial Canaã, Vera Lúcia falou sobre a aceitação do Nic no bairro. “A expectativa é que o projeto mude muita coisa no dia-a-dia dessas crianças e adolescentes daqui. As pessoas estão otimistas e eu acredito que muita coisa vai melhorar para esses jovens e suas respectivas famílias.”

Ao todo, o núcleo deve beneficiar diretamente 1300 pessoas, entre crianças, adolescentes e famílias em toda a cidade; além do Residencial Canaã, bairros como o Novo Brasil, Paraíso das Águas e Vale da Benção serão beneficiados com o projeto. Músicas, danças, pinturas, grafismos e artes plásticas estão entre as principais atividades previstas.