Lote Limpo: Prefeitura inicia demolição de antiga delegacia

A área estava abandonada, com mato alto proporcionando risco à saúde e a segurança dos moradores do bairro Jardim das Palmeiras e imediações. A expectativa é que o local de propriedade do Estado do Pará torne-se um ponto de apoio do Detran.

A ação faz parte da campanha Lote Limpo que visa, por meio de um mutirão, higienizar terrenos e espaços públicos e privados, conservando-os em condições sanitárias adequadas. O trabalho é coordenado pelo Código de Posturas e pelas secretarias municipais de Obras e Meio Ambiente.

Na última semana, o mutirão de limpeza chegou à região do Parque Shalom. Terrenos, áreas e calçadas foram higienizadas. Segundo o coordenador do Código de Posturas, Valdevino Carvalho, o trabalho está sendo realizado estrategicamente para que todo o município seja contemplado pela ação. “Estamos fazendo nossa parte. Agora cabe aos moradores, empresários e instituições fazerem a sua também para reduzir riscos ambientais e de saúde e segurança”, disse.

 

Lote Limpo

Com o tema “Lote Limpo: dever de cada um, direito de todos”, a prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, lançou uma campanha com o objetivo de conscientizar a população local sobre a responsabilidade de limpeza dos lotes baldios no município.

A campanha, que já está sendo veiculada nos veículos de comunicação, destaca que a obrigação da limpeza e roçagem dos lotes compete aos proprietários, segundo estabelecem os artigos 10, 11 e 12 do Código Municipal de Posturas.

Além de ser um problema para o paisagismo da cidade, um lote sujo ou com mato alto pode abrigar criadouros do mosquito Aedes aegypt no período chuvoso, se tornar a casa de animais peçonhentos, gerar queimadas no período seco e ainda servir de esconderijo para criminosos.

Mutirão de limpeza

Em consonância com a campanha, a prefeitura do município está realizando um Mutirão de Limpeza nos bairros, com a capina de ruas e calçadas, limpeza de áreas públicas e remoção de entulhos. A ação integra as secretarias municipais de Obras, de Meio Ambiente e a coordenação do Código de Posturas. Com a colaboração dos proprietários na limpeza dos lotes privados, a ação vai ganhar ainda mais força.