Parceria entre Poder Público, Vale e sociedade Civil tem ajudado no enfrentamento ao coronavírus em Canaã

A união propiciada pelo Pacto por Canaã, lançado no ano passado, tem sido marcante também nas ações de enfrentamento ao coronavírus no município. Desde o início das medidas de prevenção e combate à pandemia, a Vale, empresas privadas, produtores rurais e a sociedade civil organizada tem sido parceiros fundamentais do Poder Público nesse momento.

Somente a Vale já doou ao município, desde o início do enfrentamento à pandemia, quase 7 mil capotes, 250 mil unidades de luvas, 42 mil máscaras cirúrgicas, mais de 3,2 mil litros de álcool em gel (para as secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social), 8.560 testes rápidos (duas doações), 40 camas e colchões para a Unidade de Internação, além de produtos químicos e EPI’s para desinfecção de prédios e espaços públicos.

A empresa ainda destinou ao município sete kits laringoscópios (cinco adultos e dois infantis), dez guias para intubação, mais de 55 mil máscaras de tecido (para assistência social), 2 mil máscaras N-95, 68 óculos de proteção, e 1,6 mil aventais. Além disso, a Vale foi parceira do município em uma campanha de conscientização da população.

A prefeitura ainda recebeu mais 640 unidades de testes rápidos da empresa Oz Minerals, presente nos municípios vizinhos de Curionópolis e Água Azul do Norte.

Força-tarefa de desinfecção

Uma força tarefa de produtores rurais do município, também com apoio da Vale e de empresas locais, como o Frigorífico Rio maria, também permitiu a desinfecção das principais vias da zona urbana e rural. Os empresários e produtores se mobilizaram doando máquinas, combustível e produtos químicos para o serviço.

Garantia de kits de higiene e cumprimento das medidas

A Associação Comercial e Industrial de Canaã (Aciacca) também tem sido parceira na conscientização dos empreendedores locais quanto à necessidade das medidas de distanciamento social e de higiene nos estabelecimentos comerciais. Desde o início das medidas de enfrentamento, a administração tem mantido um canal aberto de diálogo com a associação.

Por isso, foi possível flexibilizar o funcionamento de alguns setores comerciais, com a garantia de que os empreendedores estão engajados no sentido de assegurar todas as medidas de prevenção nos estabelecimentos comerciais.

COMPARTILHAR