Plano Municipal de Educação é debatido com alunos do ensino médio em Canaã

O Conselho Municipal de Educação de Canaã dos Carajás debateu, junto aos alunos do 1º ao 3º ano do ensino médio, metas e estratégias do Plano de Educação do município. O encontro foi realizado na manhã desta quarta-feira (10) na Escola Estadual Irmã Laura. O principal objetivo do debate é rever metas já definidas no plano, ouvir sugestões dos alunos, entender as dificuldades pedagógicas e traçar novas estratégias para a melhoria do ensino de jovens na cidade.

De acordo com Endy Barreto, responsável por apresentar o plano e mediar o debate com os estudantes, a análise feita em conjunto com os alunos será levada para as demais escolas do município. “O Plano Municipal de Educação abrange desde a educação infantil, passando pelo fundamental e médio, até o ensino superior. Está incluído neste plano metas para a melhoria da qualidade desse ensino. O que a gente debater aqui na Irmã Laura será levado para as demais escolas de ensino médio para que todos sejam beneficiados por esse trabalho.”

Entre as metas previstas no plano, a universalização do atendimento escolar para toda a população de 15 a 17 anos e a elevação da taxa líquida de matrículas do ensino médio. Para garantir a conclusão do plano, algumas estratégias estão previstas como a parceria com órgãos públicos e privados para assegurar a oferta do ensino médio para alunos da zona urbana e rural, o ajuste da relação entre o número de alunos e professores e a articulação junto à SEDUC-PA da promoção de programas de educação para a juventude.

A superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania, melhoria da qualidade de ensino e a valorização dos profissionais da educação são algumas das diretrizes do PME.