Prefeito em exercício, Alexandre Pereira se reúne com comitiva do programa Territórios pela Paz

 

Um amplo esforço do governo estadual para a diminuição da vulnerabilidade social e o enfrentamento das dinâmicas da violência. Esse é o objetivo do programa Territórios pela Paz, lançado pelo governo do Pará em junho deste ano. A ideia é que, por meio de ações conjuntas de segurança pública e cidadania, investimentos em infraestrutura urbana e políticas públicas em áreas como saúde e educação, índices de violência em cidades paraenses sejam reduzidos. O programa foi implantado com sucesso em Belém e cidades vizinhas.

Uma comitiva de representantes de vários órgãos estaduais esteve em Canaã nesta quinta-feira (28) para debater com o prefeito em exercício a possibilidade de implantação do programa na cidade. Alexandre Pereira recebeu a comitiva na sala de reuniões da prefeitura municipal e dialogou sobre a firmação de um convênio entre os governos estadual e municipal.

O prefeito destacou a importância da união para conter avanços da violência na região. “Acho que é um grande passo juntar forças para fazer de Canaã um lugar melhor para se viver. Meu sonho é ver vidas transformadas e pessoas deixando esse lugar de vulnerabilidade social. Para isso, políticas públicas são necessárias.”

Conforme explicação dos membros da comitiva, a ideia é que as secretarias de governo reforcem ações em suas respectivas áreas de atuação e que a comunidade seja, de fato, protagonista de todo o processo.

Pela manhã, a comitiva visitou a Escola Ronilton Aridal, a primeira a funcionar em tempo integral e em parceria com a Polícia Militar. Os representantes aprovaram a dinâmica escolar da unidade e reforçaram que Canaã começa a se tornar referência em políticas educacionais na região.

A expectativa é que o programa estadual seja implantado nos próximos meses em Canaã.