Prefeito faz balanço de ações da administração e destaca: “TransCarajás agora é realidade”

Um dos principais desafios para o desenvolvimento regional, que é a logística, começa a ser vencido por Canaã dos Carajás, segundo o prefeito de Canaã, Jeová Andrade, com o início das obras de pavimentação da TransCarajás, estrada que, inicialmente, vai ligar Canaã ao Km 70 da BR-155, conhecido como Posto 70.

A prefeitura já iniciou, com recursos próprios, as obras de pavimentação dos primeiros 17 Km, até a divisa do município. As obras incluem terraplanagem, drenagem, asfaltamento e sinalização. Também já está em andamento o processo de licitação para o restante do trecho até o Posto 70, também com recursos próprios.

“É um sonho de toda a sociedade e é o meu sonho, desde que cheguei aqui. Quero muito ver essa estrada sair, essa Transcarajás acontecer até o Rio Araguaia”, disse o prefeito, em entrevista ao programa Além da Notícia, produção da Assessoria de Comunicação do município. “Até o Posto 70 é muito importante para Canaã e Parauapebas, mas para o Rio Araguaia, é importante para toda a região”, destacou Jeová.

“A TransCarajás agora já não é mais promessa, é uma realidade”, completou.

Educação

O prefeito ainda enumerou obras importantes que estão em andamento, sobretudo na educação, como a construção e reconstrução de escolas da zona rural e a construção de duas creches, nos bairros Residencial Canaã e Novo Horizonte, essas iniciadas pelo governo federal e concluídas com recursos próprios.

“Essas obras se somam à Rede Municipal que já temos, que é uma das mais modernas da região norte e do Brasil. No final do nosso mandato queremos entregar todas as estruturas da educação com qualidade”, disse.

Zona rural

Jeová reforçou que a administração tem atuado para garantir ao homem do campo a mesma qualidade de vida de quem mora na zona urbana. Para isso, segundo ele, a prefeitura tem garantido trafegabilidade em todas as estradas da zona rural, e feito obras em muitas vilas e comunidades, como o asfalto na VS-40, da Agrovila Jerusalém, a praça e o campo de futebol da Vila Ouro Verde.

“São obras importantes e que vão somar para que Canaã cada dia mais seja uma cidade moderna, desenvolvida e que as pessoas que vivem aqui se sintam bem”.

Lazer

O prefeito citou o canteiro da Nova Avenida Weyne Cavalcante como o mais novo ponto de encontro das famílias em Canaã. O local conta com espaço para caminhada, ciclovia e iluminação em Super Led. Ele também destacou outros espaços que foram feitos para o lazer da comunidade, como as Praças da Bíblia, Virgem de Guadalupe e da Juventude.

“Hoje Canaã pode contar com vários espaços de lazer, esporte e cultura e queremos que isso seja ampliado a cada dia. O esporte e lazer também faz parte das necessidades da sociedade”.

Saúde

Jeová Andrade lembrou que Canaã, como todo o mundo, está precisando enfrentar a pandemia do coronavírus. Segundo ele, para isso, o município tem apostado na prevenção e no tratamento precoce. Foi criada uma Unidade de Referência para os atendimentos respiratórios, além de uma Unidade de Internação para os casos mais graves, com 50 leitos.

O município ainda oferece gratuitamente os medicamentos que são receitados pelos médicos para o tratamento.

Assista a entrevista na íntegra abaixo: