Prefeito Jeová Andrade assina convênio com a Coolettar

O prefeito Jeová Andrade assinou, na noite desta sexta-feira (28), um convênio com a Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Canaã dos Carajás (Coolettar). O acordo firmado entre a Prefeitura de Canaã e a cooperativa tem o objetivo de dar melhores condições de trabalho aos cooperados, contribuir para a preservação do meio ambiente além de gerar emprego e renda.

Atualmente, a cooperativa recolhe e recicla cerca de 40 toneladas de resíduos todos os meses. O convênio permitirá que a entidade adquira quatro carrinhos de coleta e fabrique mais 11 Pontos de Entregas Voluntárias (Pevs). A assinatura do documento foi feita no stand da Agência Canaã durante a 3ª Feira de Negócios do município.

Valéria Silva, presidente da cooperativa, comemorou a novidade. “Nós já estamos conseguindo desenvolver um bom trabalho e vamos poder aumentar a nossa produção com esse convênio. É uma satisfação enorme e vamos trabalhar para contribuir com este município ainda mais. Todos nós sabemos que a reciclagem é uma alternativa para o meio ambiente.”

Simone Aparecida, secretária municipal de Meio Ambiente, também falou sobre o convênio. “A Coolettar presta um grande serviço em favor da preservação em Canaã. Neste caso, é bom destacar que, além da preservação, nós temos também geração de emprego e renda. O município só tem a ganhar.”

Jeová Andrade falou sobre a assinatura. “Graças ao trabalho da Coolettar, várias toneladas de resíduos deixam de ir para o aterro controlado todos os meses e geram renda para o município. Tenho certeza que esse trabalho, que já é bom, ficará ainda melhor. O convênio é uma forma de fortalecer essa atividade econômica no município.”

Conforme explicação de Gean Meirey, secretário de planejamento, a Prefeitura, além do convênio, contratará os serviços da Coolettar para atuação no município. A expectativa é que a entidade recicle, em breve, 70 toneladas de resíduos mensalmente.